202404161813

Notícias

Desafios para o desenvolvimento sustentável do Brasil é tema abordado em seminário, na Uniara

Publicado em: 27/04/2018

“Desafios para o desenvolvimento sustentável do Brasil” foi o tema do Seminário de Integração promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, nesta sexta-feira, dia 27 de abril, no Salão Nobre da instituição. O evento foi ministrado pelo professor colaborador convidado na Universidade de Campinas – Unicamp, e docente da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib.

Em relação ao impacto ambiental causado pela produção nacional, cuja gravidade e o prejuízo causado sejam reconhecidos, segundo o convidado, o Brasil “vai continuar sofrendo o problema se esse quadro continuar”. “O país tem cerca de 17% da biota mundial, e praticamente a mesma porcentagem - 17% - da água doce superficial do planeta. As características biológicas, geográficas, geológicas e climáticas fazem dele um país que precisa assumir uma responsabilidade maior na questão ambiental e de preservar esses patrimônios da humanidade”, ressalta.

Em um âmbito mais abrangente, o docente aponta que, para conseguir atingir esse objetivo, é necessária a seriedade e a responsabilidade mundial, “principalmente das grandes instituições dos países centrais, que são os maiores culpados pelos crimes ambientais”. “Além disso, é preciso uma gestão interna dentro de cada nação que se preocupa com esse tema, porque ameaça toda a humanidade – e foi por isso que foram realizadas algumas conferências internacionais, cujas resoluções só ficaram no papel. Com isso, é importante educar todos os povos para que a consciência aumente e o homem consiga viver um pouco mais no planeta”, finaliza.

O seminário de Habib foi realizado por meio do professor do PPG-DTMA, José Maria Gusman Ferraz. Informações sobre o Programa da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Sobre o convidado

Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria (1964), mestrado em Entomologia (Controle Biológico) pela Universidade de Alexandria (1968), doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Unicamp (1976) e Livre Docência pela Unicamp (1982). Foi professor titular da Unicamp em 1986. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada, Entomologia Econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e Agroecologia. Atualmente, é professor colaborador convidado na Unicamp e docente na Unisanta, nas áreas de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI