202403190442

Notícias

Biotecnologia da Uniara promove encontro mensal voltado ao conhecimento e ao empreendedorismo

Publicado em: 18/04/2018

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Núcleo de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos – NIDPBio, promove mensalmente o “Café Consciência”, um encontro voltado ao conhecimento e ao empreendedorismo, organizado pelo aluno de doutorado do Programa, Henrique Croisfelts, e seu orientador, o professor Hernane Barud. O evento é realizado a partir das 7h45, no Global Labs (avenida 7 de setembro, 371, no Centro). Neste mês, será na sexta-feira, dia 20.

“É uma reunião para um café, mas sempre motivada por um tema ou por questões de interesse do grupo. O café permite a troca de informações, experiências e conhecimentos, e o desenvolvimento de ações que levem a uma aproximação entre a academia e o mercado, desenvolvendo relações sustentáveis entre ambos e também características empreendedoras”, explica a coordenadora do NIDPBio, Creusa Sayuri Tahara Amaral, que menciona que o “Café Consciência” é realizado desde agosto de 2016.

Ela comenta que a academia gera conhecimento, “mas apenas pequena parte dele se converte em algum tipo de produto/serviço concreto para a sociedade”. “Atualmente existe um representativo número de profissionais bem qualificados, formados em ótimas universidades, mas que ainda vivem principalmente de bolsas acadêmicas, sem grandes oportunidades para docência ou empregos em empresas que, por sua vez, não possuem estrutura financeira para absorver esse profissional. A intenção do ‘Café Consciência’ é discutir e apresentar novas oportunidades para esse pesquisador, as de ser empreendedor”, destaca.

Croisfelts detalha que se trata de um grupo aberto que reúne pesquisadores e empreendedores locais. “Já realizamos oficinas de Canvas - ferramenta de planejamento - e de pitches -lançamento e apresentação das soluções, produtos e startups – e, todo mês, quase sempre na última sexta-feira, exceto em feriados ou datas especiais, temos essa reunião para aprofundarmos conhecimentos sobre oportunidades, parceiros, investimentos, legislação, patentes etc”, esclarece.

Para sua contribuição com o “Café Consciência”, Barud comenta que tem uma interface muito grande com empresas, e que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP incentiva programas para a aproximação do pesquisador com pequenas empresas. “Faltava esse estreitamento de relações, e acabei coordenando isso. A ideia começou realmente como uma reunião informal com café, mas tomou outras proporções, e se tornou um encontro entre acadêmicos que desejam seguir pelo caminho do empreendedorismo. Acabou tornando-se um projeto de extensão, dentro do PPGB-MRQM”, contextualiza.

De acordo com Croisfelts, o próximo “Café Consciência” será realizado excepcionalmente nesta sexta-feira, dia 20, a partir das 7h45, “em função da visita de Cinthia Yazo, mentora da FAPESP/ Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE, e de quatro professoras que virão da Unesp de Bauru”. Na ocasião, ele lançará o primeiro ebook do Guia do Pesquisador-Empreendedor, intitulado “Inovações eficientes e características do comportamento empreendedor: uma alternativa à empregabilidade de doutores”, escrito em parceria com Barud. “Nessa reunião, também falaremos com Cinthia sobre o processo de validação exigido pela FAPESP nos projetos aprovados no PIPE”, finaliza o estudante.

Informações sobre o PPGB-MRQM podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI