202403290358

Notícias

Curso de Design de Moda da Uniara participa de evento de âmbito mundial na área

Publicado em: 12/04/2018

O curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara participará do “Fashion Revolution”, evento mundial de consciência sobre a valorização do trabalho na produção têxtil e fabril da moda, e que promove a reflexão sobre o consumo do fast-fashion, que será realizado entre os dias 23 e 29 de abril. Na Uniara, as atividades da graduação, gratuitas e abertas ao público, serão nos dias 23, 24 e 25, das 19h às 22h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

“É um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que concentrava confecções de roupas, no dia 24 de abril de 2013, quando deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível por meio da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável, e criar conexões exigindo transparência”, explica a coordenadora do curso de Design de Moda, Vivian Huss.

Ela conta que, no Brasil, o “Fashion Revolution” “movimenta a reflexão sobre a produção de moda, a valorização do trabalho, o fomentar do consumo consciente, o enaltecer da transformação da peça como reutilização e a valorização do trabalho do artesão, assim como propõe trocas de looks na variação do estilo”.

Entre as atividades que serão realizadas pela graduação, estão: a confecção de uma bandeira de retalhos e seu hasteamento; a participação dos alunos com o escambo de peças, no evento “Achado fashion”; uma palestra sobre consumo de moda; a exibição de um documentário que representa o evento; o registro de fotos de alunos e participantes, com as placas “#quemfezminhasroupas” e “#eufizsuaroupa”, e uma oficina de customização de camisetas apenas com o uso de tesoura, entre outras.

Vivian recomenda que os interessados no evento tragam roupas em bom estado para fazerem trocas com os estudantes da graduação. “A intenção é conscientizar sobre formas de consumo e enaltecer o trabalho da cadeia de produção de moda”, finaliza.

Detalhes sobre o “Fashion Revolution” estão disponíveis no site www.fashionrevolution.org. Informações sobre o curso de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Programação


23/04 - Auditório 4, das 19h às 22h

- Abertura e conscientização da cultura de consumo de moda

- Exibição do documentário “The True Cost”, que aborda o desabamento do edifício em Bangladesh

- Conversa com produtores, designers e artesãos sobre o consumo e seu reflexo na cadeia têxtil

 

24 e 25/04 – Pátio, das 19h às 22h

- Evento “Achado fashion: eu apoio” - Escambo de peças de roupas e acessórios dos alunos de Design de moda com interessados

- Oficina de customização de camisetas, apenas com o uso de tesoura.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI