202404200844

Notícias

Ex-aluno de Publicidade da Uniara faz desenhos a partir de objetos para estimular comunicação e aprendizado da filha

Publicado em: 12/04/2018

Foi por meio de uma brincadeira que o ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara e fotógrafo profissional, Lucas Tannuri, encontrou uma maneira diferente de entreter e de melhorar ainda mais a comunicação e o processo de aprendizagem de sua filha Marina, de seis anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista – TEA: com desenhos feitos a partir de pequenos objetos.

Ele conta que a atividade, que nasceu sem nenhuma pretensão, teve grande repercussão quando começou a postar fotos das obras em seu Instagram (@lucaoart) e, após sugestões, a intenção agora é, segundo ele, lançar um livro. “Quando ela era mais nova, eu já desenhava para explicar as coisas. A imagem, para todos nós, independentemente de uma pessoa ser autista ou não, facilita a compreensão, então, se havia dúvidas sobre algo, eu fazia um desenho”, conta.

O primeiro surgiu a partir de uma letra “J” de brinquedo que a filha entregou ao fotógrafo. “A partir disso, fiz o primeiro desenho, que foi o ator Gene Kelly em uma cena clássica do filme “Singing in the Rain”, segurando no poste. Ela curtiu e, aí, começamos a tentar mostrar as coisas sob uma outra perspectiva. Comecei a perguntar à Marina o que faria com cada objeto que pegava, para estimular sua criatividade”, relata.

A atividade tem incentivado a filha, “no sentido de ver as coisas de outra forma, de tentar achar uma outra função, e de ajudar também na própria comunicação”. “Marina tem melhorado, no que se refere a ter mais atenção, mais diálogo, tudo em um conjunto de diversos fatores, além de envolver a relação de afeto entre pai e filha. Quando você começa uma brincadeira, abre mais um canal de diálogo. Às vezes, tentamos muito educar os filhos e percebemos que, na verdade, quanto mais nós nos educarmos, melhor para eles, que terão mais referência e um ambiente mais saudável e tranquilo”, avalia Tannuri.

Como ex-estudante do curso de Publicidade e Propaganda, ele menciona que o aprendizado na graduação também o ajudou no uso da imaginação. “O curso lida com a criatividade, e um dos grandes pilares da publicidade é isso. Aprendemos a utilizá-la para resolver problemas de forma lúdica, por exemplo”, explica.

 

O livro

Foi por meio das postagens dos desenhos no Instagram que surgiu a ideia da publicação. “Isso nem tinha passado pela minha cabeça. Foi nos comentários que o pessoal começou a sugerir o lançamento do livro, cujo possível título será ‘O grande desafio das pequenas coisas’. Dentro disso, um amigo meu que gosta muito de escrever poesia e haicai – um formato específico de poesia -, entrou em contato para saber se poderia fazer parte do projeto. Será um livro interativo no qual as pessoas poderão fazer desafios, colorir, completar desenhos, ler as poesias e refletir sobre a vida”, revela Tannuri.

A obra, de acordo com o fotógrafo, está em processo de diagramação. “Estamos escrevendo o projeto para buscar patrocinadores e recursos. Acho que, com ele em mãos, haverá mais possibilidades de bate-papos e discussões”, finaliza.

Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone/Whatsapp (16) 99147-6262 ou pelo e-mail lartfotografia@gmail.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI