202403281814

Notícias

Livro que aborda questões ambientais no Lago do Cuniã, em Rondônia, é lançado na Uniara

Publicado em: 10/04/2018

No último sábado, dia 7 de abril, a professora do curso de Biologia da Universidade de Araraquara - Uniara, Maria Betanea Platzer, e o professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Diógenes Valdanha Neto, ministraram uma palestra e lançaram o livro “Às margens do Lago do Cuniã: pensando nosso Meio Ambiente”, também de autoria do ex-aluno da graduação de Biologia e do mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA da Uniara, Diego Ferreira Gomes. O evento foi realizado na unidade I da Uniara.

“Foi ótimo, uma experiência muito importante para os três. Por estar morando em Porto Velho e cursando o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Diego não pode estar presente, mas gravou um vídeo para o evento, que contou, principalmente, com a presença de alunos e alguns professores do curso de Biologia, e também do Mestrado em Educação, com suas respectivas coordenadoras, Teresa Kazuko Muraoka e Dirce Charara Monteiro”, relata Maria Betanea, que conta que ficou contente também por ver ex-alunos de Biologia e de Pedagogia na plateia.

Na palestra, segundo ela, foram abordados assuntos desde o início da pesquisa de Iniciação Científica - IC de Gomes, que deu origem ao livro, passando por toda a trajetória de estudos, a participação em eventos, as publicações e a interação entre os três autores, até a publicação da obra.

“Ao final, várias pessoas se interessaram e adquiriram um exemplar da obra. Fizemos uma sessão de autógrafos no coffee end. A sensação é a de que fechamos um ciclo de praticamente cinco anos, bem-sucedido, e com possibilidade de novas discussões e olhares. Gostaria de agradecer a Uniara pelo apoio, e em especial, a Teresa e a Dirce, e ressaltar a figura do Diógenes, que abraçou o projeto e é um grande parceiro”, alegra-se Maria Betanea.

 

O livro

A professora menciona que a obra foi fruto de investigações desenvolvidas na Reserva Extrativista - RESEX Lago do Cuniã, localizada em Rondônia, por meio da IC de Diego, “com o objetivo de partilhar dados de pesquisas e reflexões sobre Educação e Meio Ambiente a partir das vivências e experiências com ribeirinhos que frequentam os anos finais do Ensino Fundamental da escola pública municipal inserida no local estudado”.

Interessados em adquirir um exemplar de “Às margens do Lago do Cuniã: pensando nosso Meio Ambiente”, no valor de R$20,00, podem entrar em contato com a professora pelo e-mail beplatzer@yahoo.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI