202403190428

Notícias

Livro de docente e ex-aluno da Uniara, baseado em estudo de iniciação científica, será lançado neste sábado, dia 7

Publicado em: 06/04/2018

O lançamento do livro “Às margens do Lago do Cuniã: pensando nosso Meio Ambiente”, de autoria do ex-aluno do curso de Biologia e do mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Diego Ferreira Gomes, e da professora da graduação, Maria Betanea Platzer, além do professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Diógenes Valdanha Neto, será realizado neste sábado, dia 7 de abril, às 13h30, no Salão Nobre, localizado na unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). O evento contará com uma palestra sobre a publicação.

Gomes explica que o livro apresenta, de forma bem simples e didática, os resultados da iniciação científica que desenvolveu na Uniara. “De modo geral, trazemos as concepções de meio ambiente que os alunos e professores apresentavam na época”, conta o ex-estudante.

Para ele, lançar a publicação sobre seu projeto “é extremamente gratificante”. “Fecha-se um ciclo com chave de ouro. Fizemos tudo o que podíamos, fomos a um congresso internacional divulgar nosso trabalho, publicamos dois artigos, um capítulo de livro e, agora, o livro, com o objetivo de levar até a comunidade os dados da pesquisa. Sinto-me honrado por ter sido orientado pela Maria Betanea e pelo Diógenes, pois sem eles nada disso seria possível. Temos a plena sensação de dever cumprido. Todo esse processo de orientação e trabalhos publicados me prepararam para, hoje, conseguir cursar o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ”, comenta.

Maria Betanea conta que a intenção, com a palestra, “é trazer à tona toda a trajetória da pesquisa, desde a IC do Diego, e a partir disso, falar do processo de estudo sobre temas como ambiente e educação ambiental, na Reserva Extrativista - RESEX Lago do Cuniã, localizada em Rondônia, onde foi realizada a pesquisa”. “Vamos abordar todos os passos, desde o levantamento da parte teórica e a coleta de dados, passando pela fundamentação, pelas publicações realizadas em razão da pesquisa, e pelos eventos e congressos que participamos, até o ponto que encerra essa vivência, que foi a elaboração do livro”, detalha.

No final de 2017, a professora conta que foi entregue um exemplar a cada estudante, professor, funcionário e membro da equipe gestora da escola em que foi desenvolvido o trabalho. “Contaremos como foi isso também. A maioria das trezentas cópias ficaram na comunidade ribeirinha, como uma forma de devolutiva. É um material que pode ser utilizado no dia a dia e, além disso, é algo importante na formação do biólogo”, aponta a docente, que destaca que o professor Valdanha Neto foi muito importante em todo o processo.

Na tarde do evento, Maria Betanea comunica que alguns exemplares do livro estarão à venda no valor de R$20,00. Interessados em adquirir a obra podem entrar em contato com a professora pelo e-mail beplatzer@yahoo.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI