202403280738

Notícias

Uniara, por meio do NUPEDOR, é colaboradora de projeto voltado a redes de abastecimento alimentar

Publicado em: 05/04/2018

A Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR, é uma das colaboradoras, ao lado da Universidad de Buenos Aires - UBA, do projeto “Do informal para o formal: uma investigação das redes de abastecimento alimentar territoriais”, promovido pela Universidade de Brasília – UnB, sob coordenação do professor Newton Narciso Gomes Junior.

“Tomando como princípio que o supermercado é um terreno do anonimato da relação entre produção e consumo, o projeto busca analisar alternativas de comercialização que favoreçam a autonomia do produtor, uma produção diversificada e descentralizada, e a segurança alimentar”, comenta a pesquisadora do NUPEDOR, Laís Túbero Izidoro.

Ela conta que a intenção é dimensionar em que medida é importante aos produtores e consumidores estabelecerem relações de confiança, “ou seja, para o produtor, ter um mercado fidelizado que procura pelo seu produto; para o consumidor, ter conhecimento de quem produz seus alimentos e estabelecer uma relação de confiança”. “Mas também quais são os valores envolvidos além da confiança, como o preço justo, o alimento local, colhido no dia, mais fresco, diversificado e sem agrotóxico”, acrescenta. 

Desse modo, o objetivo central, de acordo com Laís, é mapear e analisar as alternativas de comercialização dos agricultores familiares “a partir de experiências de grupos formais e informais, privilegiando-se cadeias curtas, ou seja, espaços locais em limites territoriais determinados”. “Além da pesquisa, o projeto prevê a realização de cursos voltados aos agricultores familiares, aos gestores, funcionários e conselheiros municipais que atuam nas redes de abastecimento alimentar, como uma forma de retorno social do conhecimento e no intuito de contribuir para dar visibilidade a essas redes, e subsidiar ações do poder local no âmbito da segurança alimentar”, detalha.

Em Araraquara, a pesquisadora conta que o projeto está na etapa de mapeamento dessas cadeias curtas de comercialização. “A proposta é mapear as feiras existentes na cidade, os vendedores ambulantes de hortifrúti e pequenos comércios, como quitandas e varejões. A finalidade é verificar o circuito dos hortifrútis no município, observando para onde vão os alimentos que são produzidos pelos agricultores familiares e de onde vem esses alimentos que são vendidos nos locais pesquisados”, esclarece.

Em relação às feiras, ela salienta que é importante diferenciar que existem duas modalidades na cidade: as feiras livres e as feiras de produtores. “Nesta fase inicial, já foi possível verificar, a partir de entrevista com agentes da prefeitura, que a inauguração de grandes redes de supermercados interferiu na continuidade das feiras livres, já que a concorrência no preço se torna mais acirrada e fica mais conveniente para o consumidor adquirir os hortifrútis quando vai realizar suas compras no supermercado”, explica.

Outro ponto mencionado pela pesquisadora é a mudança de hábito alimentar entre as gerações, “que fez com que o volume comprado nas feiras diminuísse, pois há uma tendência da juventude em se alimentar fora de sua residência, diferentemente do que faz a população mais idosa”. “Já as feiras de produtores resistem frente ao avanço de grandes supermercados devido à relação de proximidade entre produtor e o consumidor, além da garantia da qualidade e do frescor dos alimentos vendidos”, aponta.

Laís coloca que, em bairros da periferia, a existência de vendedores ambulantes e pequenas quitandas são fundamentais para o abastecimento da população local, “pois permite o consumo de hortifrútis sem os gastos com deslocamento até os supermercados”.

“A relevância do projeto se dá principalmente na possibilidade de se realizar um importante banco de dados sobre o circuito de comercialização dos hortifrútis do munícipio, algo que ainda não existe institucionalmente pela prefeitura. A pesquisa irá organizar e sistematizar informações sobre a integração entre produção familiar local e redes do pequeno comércio varejista. Do mesmo modo, poderão ser analisadas as principais barreiras para que a produção familiar passe a ser comercializada nesses estabelecimentos, possibilitando a proposição de iniciativas de parte do poder público local ou da extensão universitária para apoiar a superar esses gargalos”, afirma a pesquisadora.

Ela aponta que será possível, ao término da pesquisa, dimensionar quali e quantitativamente cada estratégia de comercialização da agricultura familiar, “especialmente as cadeias curtas e as compras governamentais”. “Após a finalização, serão feitas reuniões entre a UnB, a Uniara e a UBA, com o objetivo de discutir e comparar os resultados obtidos nas pesquisas nesses diferentes locais”, finaliza.

Informações sobre o NUPEDOR da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/nupedor ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI