202404172106

Notícias

Cursos de Biologia e Publicidade da Uniara auxiliam na divulgação da campanha contra o aparecimento de escorpiões

Publicado em: 03/04/2018

Os cursos de Biologia e Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara irão auxiliar na campanha contra o aparecimento de escorpiões que tem ocorrido na cidade. Nesta segunda-feira, dia 2 de abril, a gerente da Vigilância Sanitária e coordenadora das vigilâncias em saúde, Silvia Adalberto, e o gerente de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, vinculado à Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Luís Eduardo Ursolino Tagliacozzo, estiveram na Rádio Uniara (100,1 MHz) para uma prévia audição dos spots e jingles produzidos por alunos de Publicidade, que serão transmitidos durante sua programação a partir desta quinta-feira, dia 12 de abril.

“A iniciativa de procurar a Uniara partiu da Silvia, depois que começamos a ter casos pontuais de aparecimento de escorpiões no dia a dia. Temos uma equipe específica para lidar com isso, mas é um grupo pequeno. Assim, surgiu a ideia de procurar a universidade para termos um suporte maior nas partes de educação e envolvimento com a população, de modo que ela tenha mais conhecimento sobre a problemática - que não é uma situação pertinente somente à cidade -, e saiba lidar com isso”, explica Tagliacozzo.

Ele comenta que o escorpião “é um tipo de animal complicado de lidar”. “Tem pessoas que acreditam que o uso de inseticidas é eficaz no controle, e não é verdade. Na realidade, precisamos ter alguns cuidados e fazer um trabalho preventivo, de modo que esse animal não se aproxime de nós”, aponta.
Em sua opinião, a Uniara “ajuda muito, no sentido de conseguir passar todo esse conhecimento para a população e para as escolas”. “Com isso, conseguimos ter uma força muito maior para atingir o público-alvo, que é nosso foco principal”, diz.

Silvia comenta que a busca pela parceria se deu “justamente por conta da criatividade que encontramos na universidade, pois são formas diferentes de conscientizar a comunidade”. “Fazemos o atendimento, mas precisamos dessa parte educativa. Assim, pensamos que a instituição seria o melhor local para procurarmos essa parceria. É preciso saber o que está acontecendo com relação aos escorpiões, e ajudar na prevenção. Muitas vezes essas formas de divulgação chegam melhor aonde queremos. Acredito que isso dará certo e que alcançaremos nossos objetivos”, conclui.

Os spots e jingles foram produzidos na disciplina ‘Produção Publicitária em Rádio”, ministrada pelo professor Luis Paulo de Campos, após a coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, sugerir que a graduação de Publicidade e Propaganda fosse procurada para ajudar na divulgação. “É uma forma de promovermos uma integração entre os cursos, e é interessante porque trata-se de uma questão de saúde pública. Assim, um briefing foi passado para os alunos desenvolverem os spots e jingles. Neles, foi trabalhada muita criatividade, com informações sérias, já que os estudantes seguiram um folheto explicativo da prefeitura a respeito dos escorpiões, e eles também fizeram uma pesquisa sobre o assunto”, destaca Campos.

Em relação à participação do curso de Biologia, Teresa conta que serão trabalhadas duas frentes. “Uma será transformar o assunto em Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que é algo a longo prazo, com dados de ocorrências de escorpiões para um tratamento estatístico. Outra será a parte de conscientização: como forma de estágio, alunos de licenciatura irão a escolas que apresentam incidência de escorpiões, e desenvolverão alguma atividade relacionada ao tema. Eles irão trabalhar nas escolas de ensino fundamental, sempre em parceria com a equipe da prefeitura, que passará as orientações necessárias”, detalha a coordenadora, que ressalta que um estudante da graduação já está preparando uma atividade em uma escola do bairro Yolanda Ópice. “Depois, orientaremos na parte didática”, completa.

Teresa lembra também que o professor do curso e ambientalista, Adalberto Gonçalves Cunha, irá colaborar com a campanha por meio da divulgação nos programas que apresenta na rádio e na TV Uniara.

O professor Olavo Nardy é o orientador dos TCCs relacionados ao aparecimento dos escorpiões. “Dois alunos já farão os Trabalhos de Conclusão sobre o tema, e estou fazendo outros estudos sobre o assunto à parte. Quanto aos TCCs, além da possibilidade de os dados serem úteis para a sociedade, a Uniara é ‘levada’ para perto da comunidade. Por meio do conhecimento científico, trabalhamos com os estudantes um tema que pode gerar o desenvolvimento de um produto que eles possam usar em outros lugares”, finaliza.

Além de Silvia, Tagliacozzo, Teresa, Cunha e Campos, também estiveram na rádio as chefes do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Celi Vasquez Crepaldi, e do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Uniara, Eduarda Escila Ferreira Lopes, também coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da instituição.

Informações sobre os cursos da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI