202404172349

Notícias

Dia do Esportista e o educador físico: uma relação intrínseca

Publicado em: 16/02/2018

No Dia do Esportista (e do Esporte), que será celebrado na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, não há como não relacionar a data ao educador físico, “o profissional com formação para intervir na atividade que envolve movimento, seja ele de performance ou de qualidade de vida”, afirma o coordenador do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Maurício Tadeu Frajácomo, mais conhecido como Piscinão.

O educador físico deve saber trabalhar com seu público e fazê-lo perceber que é preciso dedicação e paciência para atingir suas metas pessoais. “O maior desafio, em relação às práticas físicas, é convencer as pessoas de que não existe resultado imediato. É preciso uma adaptação gradual e contínua, respeitando as individualidades.

O incentivo ao esporte, no entanto, ainda deixa a desejar no Brasil, segundo Piscinão. “Isso não é valorizado como deveria em nosso país, embora que, com a realização dos últimos dois eventos internacionais de peso - Panamericano em 2007 e Jogos Olímpicos em 2016 -, alguns poucos atletas conseguiram sobreviver do esporte. Porém, na quase totalidade, ainda estamos muito longe de nos tornarmos um país de tradição esportiva”, lamenta.

Mesmo diante das dificuldades, entretanto, é preciso lembrar que esporte é saúde. “Todos devem ter uma vida com qualidade, mas se você não se movimentar, não tenha dúvida de que terá uma idade avançada com inúmeros problemas. Portanto, comece a se movimentar hoje”, finaliza o coordenador.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI