202403290441

Notícias

Nupedor da Uniara conta com frente de ações educativas e caravaninhas agroecológicas para auxílio a assentamentos

Publicado em: 23/01/2018

Entre as frentes de trabalho apresentadas pelo Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Documentação Rural – NUPEDOR e pelo Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia – NEEA da Universidade de Araraquara – Uniara, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da instituição, existe a “Ações Educativas e Caravaninhas Agroecológicas”, que auxilia na agricultura familiar da região central do estado de São Paulo.

A integrante do NEEA e doutoranda do PPG-DTMA, Gislaine Cristina Pavini, responsável pelas ações educativas do grupo, conta que o objetivo é promover um diálogo entre a questão da educação urbana e a da rural. “Um de nossos trabalhos efetivos é a caravaninha, uma ação que busca levar as crianças da cidade para conhecerem a vida do campo nos assentamentos rurais”, explica.

Ela conta que seu grupo fez uma parceria com o SESC, na qual as crianças do “Projeto Curumim” puderam conhecer um assentamento. “No caso, apresentamos a elas sistemas agroflorestais, além de abordarmos a paisagem natural, o solo, e a vivência do rural e do urbano”, destaca.

Além disso, uma das principais conquistas do projeto, segundo a doutoranda, foi a realização de um curso de capacitação para professores das escolas do campo, cujas aulas serão ministradas a partir do início do semestre letivo. “É uma parceria entre a Secretaria de Educação e nosso grupo, que vai poder contribuir com a formação desses docentes. A abertura será realizada pela professora Vera Botta, que vem contribuir com seu conhecimento, trabalho e pesquisa realizados em assentamentos rurais”, comenta.

De acordo com Gislaine, o curso irá abordar também questões históricas e políticas desses locais, e a educação do campo. “Buscaremos desenvolver práticas agroecológicas junto aos alunos dessas escolas”, finaliza.

Mais informações sobre o NUPEDOR e seus projetos podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/nupedor.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI