202404190327

Notícias

Ex-estudantes de Nutrição da Uniara elaboram manual de receitas saudáveis para escolares entre 6 e 12 anos

Publicado em: 19/01/2018

As recém-formadas no curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriele dos Santos Inocêncio, Eliane Rocha de Almeida e Leidjane Santos Souza, desenvolveram um “Manual de receitas saudáveis para escolares entre 6 e 12 anos” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob orientação da professora Patrícia Meciano Simone Barreto. O projeto pode ser visualizado no link https://goo.gl/mksyL1.

“Com o crescente aumento no número de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade e pelos muitos riscos desencadeados por esses estados nutricionais, buscam-se estratégias para auxiliar no tratamento e prevenção da obesidade infantil”, comentam as ex-alunas.

Uma dessas estratégias, segundo elas, é o maior fracionamento das refeições, “onde se faz necessária a introdução de lanches intermediários em porções adequadas, assim como valores nutricional e calórico apropriados à rotina alimentar da criança”. “Por este motivo, elaboramos um manual de receitas saudáveis, no qual as preparações têm como objetivo serem opções para esses lanches intermediários, e fáceis de serem preparadas, permitindo que os alimentos sejam levados na lancheira das crianças ou vendidos na cantina escolar. Além disso, o manual pode ser utilizado por profissionais como instrumento educacional”, ressaltam.

Como conclusão do projeto, Adriele, Eliane e Leidjane contam que, após desenvolvidas e testadas todas as receitas, foi possível demonstrar que há possibilidade de inserir alimentos mais saudáveis na rotina tanto de escolares como de indivíduos em geral. “Com as substituições e acréscimos de alimentos como a farinha integral ou de aveia, açúcar mascavo, chocolate em pó com 50% de cacau, requeijão light, linhaça, chia, castanha de caju, iogurte desnatado, mel e o azeite, foi possível aumentar o valor nutritivo das preparações, mantendo suas características organolépticas o mais próximo possível das receitas originais e com provável boa aceitação por parte dos escolares”, destacam.

As ex-estudantes lembram que as modificações foram realizadas pensando nos efeitos benéficos à saúde, como por exemplo, na proteção do organismo contra doenças obtidas pela alimentação inadequada - diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer.

“Buscamos trazer opções de receitas mais nutritivas, porém, que continuem sendo agradáveis ao paladar das crianças. O manual criado pode ser um bom instrumento de educação nutricional, e servir de auxílio para nutricionistas e outros profissionais de saúde”, finalizam.

A monografia do grupo também está disponível para visualização no link https://goo.gl/91BAPW. Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /