202404231757

Notícias

Curso de Publicidade e Propaganda da Uniara completa vinte anos em 2018

Publicado em: 18/01/2018

Em agosto, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara completa vinte anos de atividades, porém, os preparativos para as comemorações já começaram a ser planejados. A coordenadora da graduação, Eduarda Escila Ferreira Lopes, que entrou como professora em 1999, também em agosto, e assumiu o atual cargo em janeiro do ano seguinte, destaca pontos importantes do curso ao longo de sua trajetória.

“O desenvolvimento da graduação foi sempre muito produtivo, até por seu próprio atributo, que envolve muita prática. A primeira característica que eu mencionaria é o projeto pedagógico: nesses vinte anos, ele foi alterado diversas vezes, para serem inseridos conteúdos que são novidades e tendências, como novas tecnologias e redes sociais. Isso é constantemente atualizado para que o aluno tenha esses conceitos em sua formação”, destaca.

Outro aspecto colocado pela docente é que, quando o curso foi criado, a cidade ainda não tinha um mercado publicitário desenvolvido ou mesmo empresas de outdoor. “Havia jornais e rádios tradicionais, e uma ou duas agências do ramo. Então, naquele momento, as empresas de comunicação começaram a se instalar em Araraquara e, em duas décadas, passamos de uma para 23 agências, além de ter havido o aparecimento de muitas produtoras de vídeo e outras que trabalham com mídias sociais. A graduação fomentou a cidade e a região em relação a apresentar profissionais aptos a trabalharem”, comenta.

Um terceiro ponto ressaltado pela coordenadora é a forte atuação de alunos e ex-alunos no meio, no município. “Dentro dessas agências há, no corpo diretor, ex-estudantes que, se não são os próprios proprietários, são funcionários. Em uma pesquisa rápida, em Araraquara, tem-se uma média de 90% da mão de obra formada na Uniara, ou ainda na graduação – estagiário - atuando no mercado de comunicação”, aponta.

Eduarda lembra que, em vinte anos, o curso recebeu inúmeros e renomados prêmios. “Temos feito um trabalho muito grande em cima disso, mas não é possível destacar um ou outro porque eles são dos estudantes, e todos são muito importantes. Nos últimos anos, temos recebido o prêmio do projeto ‘Universidade no Ar’, da EPTV Central, o que nos proporciona uma boa visibilidade. São trabalhos avaliados por um corpo de profissionais da emissora de televisão, afiliada à maior do país. Assim, entendemos que esses alunos sairão para o mercado com uma qualidade alta”, diz.

Em 2018, a professora revela que haverá uma programação comemorativa especial. “É uma data a ser celebrada, sendo que, neste ano também, a Uniara completa cinquenta anos. Estamos quase no meio do caminho de vida da instituição, com muitas conquistas. Queremos trazer os ex-alunos mais para perto e valorizá-los. Eles sempre contribuem com o curso, seja para ministrarem palestras, ou recebem os estudantes em suas agências, por exemplo”, conta ela.

Hoje em dia, a publicidade é imprescindível, segundo Eduarda. “É um mercado que cresce em meio à crise, pois as pessoas precisam desse serviço para divulgar o seu negócio. É uma estratégia de responsabilidade mercadológica muito séria e que ajuda as empresas a enfrentarem esse momento, uma ferramenta que gera mais oportunidades de trabalho”, destaca.

Para quem se interessa pela carreira, a docente lembra que criatividade, inovação, e estar antenado nas novidades são características importantes. “O futuro profissional deve saber que irá para um mercado que é promissor, mesmo com um panorama econômico desfavorável. O grande diferencial é que, em meio à crise, há muitas opções. Com a publicidade, hoje, é possível trabalhar de qualquer lugar para qualquer lugar, e ter um bom resultado.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI