202404172340

Notícias

Formandos em Nutrição na Uniara desenvolvem TCC voltado à avaliação e aplicação de boas práticas em restaurante

Publicado em: 17/01/2018

Os formandos do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruno Baptistini da Silva e Lídia de Freitas Macedo da Silva, estudaram a “Avaliação e aplicação de boas práticas em restaurante do município de Araraquara – SP” em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pela professora Graziela Alves Zanotto Lopes.

“Considerando o crescente número de pessoas alimentando-se fora de casa, torna-se imprescindível a qualidade sanitária dos produtos oferecidos, bem como de locais onde são produzidos. Assim, o objetivo foi avaliar e aplicar as boas práticas no local”, explica a dupla.

Eles mencionam que umas das ferramentas mais utilizadas para avaliação de práticas de fabricação em estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos é a resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, “que facilita a ação do responsável técnico do local ou do órgão fiscalizador, por meio de um checklist, cujo conteúdo baseia-se em uma lista de inspeção para avaliar as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e auxiliar na garantia das Boas Práticas de Fabricação – BPF”.

Para a pesquisa, Silva e Lídia contam que foram realizadas três visitas ao restaurante. “No primeiro encontro, foi aplicado um checklist de acordo com a lista de verificação dos itens da RDC nº 275/2002. Antes de ocorrer o segundo, foram elaborados o Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padronizados - POPs necessários ao estabelecimento para que esses instrumentos auxiliassem na posterior capacitação dos colaboradores. Então, no segundo encontro foi aplicado um treinamento junto aos colaboradores do restaurante e, no terceiro, foi novamente aplicado o checklist para averiguar se houve melhorias no estabelecimento referente às BPF”, detalham.

Após os procedimentos, eles apresentaram os resultados por área, informando o percentual de conformidades e não conformidades antes e depois da implantação das BPF. “O checklist é uma ferramenta prática e funcional, que permitiu que as não conformidades fossem rapidamente identificadas e regularizadas de forma organizada e objetiva. A implantação e a execução das BP marcam o início do controle de qualidade de uma empresa alimentícia. É um processo que se inicia e nunca termina, pois a busca pela melhoria deve ser contínua dos produtos e do estabelecimento”, apontam.

Como conclusão do TCC, Silva e Lídia colocam que “a implantação das BP no referido restaurante foi executada com sucesso”. “Os objetivos propostos foram atingidos, e pode-se observar o quanto é complexa a implantação na íntegra das BPF, e que há necessidade de melhorias constantes, utilizando-se ferramentas da qualidade”, finalizam.

Informações sobre o curto de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI