202404201206

Notícias

Formando em Engenharia de Computação da Uniara desenvolve TCC que determina a menor rota entre dois pontos de um grafo

Publicado em: 16/01/2018

O formando da graduação de Engenharia de Computação da Universidade de Araraquara – Uniara, André Luiz Pereira de Almeida, desenvolveu como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC um estudo para criar um algoritmo que determine a menor rota entre dois pontos de um grafo. A pesquisa foi orientada pelo professor João Henrique Gião Borges, que menciona que, no projeto, o aluno acabou comparando um programa autoral de criação de rotas entre duas cidades com programas comerciais.

“Atualmente, as pessoas, de forma geral, necessitam se deslocar de um lugar para outro com muita agilidade devido a várias demandas de trabalho, e existe a necessidade de conciliá-las com as vidas pessoal e social. Obter uma ferramenta que determine a menor rota possível deve facilitar e agilizar a vida contemporânea”, comenta Almeida, cujo TCC é intitulado “Comparativo de algoritmo autoral com aplicações de mapeamento no mercado”.

Ele explica que os grafos podem auxiliar na resolução de problemas em diversas áreas de conhecimento, e não apenas na de tecnologia da informação ou de transportes, conforme foi abordado no trabalho. “Por exemplo, uma fábrica pode mapear seu processo na forma de um grafo, valorando suas arestas com o consumo de seus recursos, para se obter uma melhor visualização das etapas de processo, dos locais de maior demanda e de possíveis melhorias no consumo de recursos”, destaca.

Para Borges, o TCC de Almeida “é extremamente relevante por apresentar uma nova técnica para cálculo de rotas mínimas entre cidades e, ainda, pela possibilidade de ser comparado a softwares comerciais amplamente difundidos no mercado brasileiro”. “Naturalmente, trata-se de um algoritmo que explora e aplica conceitos teóricos ministrados ao longo dos cinco anos de graduação, e pode ser ampliado para buscar rotas entre endereços. No momento, a busca entre cidades é totalmente funcional, e seria útil a qualquer pessoa com a necessidade de encontrar caminhos mínimos entre elas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia de Computação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI