202403290910

Notícias

Palestra sobre segurança do paciente no contexto cirúrgico do Brasil abre Simpósio promovido pela Enfermagem da Uniara

Publicado em: 28/11/2017

Nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, o curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara deu início ao II Simpósio de Segurança do Paciente, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na unidade I da instituição. A primeira noite contou com a apresentação do Coral Uniara e com a palestra “Panorama de segurança do paciente no contexto cirúrgico do Brasil”, ministrada pela professora Juliana Pereira Machado.

Após a mesa oficial ser composta pela coordenadora da graduação, Creusa Aparecida Meirelles, e pela representante da comissão organizadora e professora, Amanda dos Santos Oliveira, foi exibido um vídeo voltado ao tema do Simpósio, “Cirurgia Segura”. Depois que a mesa se desfez, o Coral Uniara, regido pelo maestro Rogério Toledo, executou três canções.

Na sequência, Juliana deu início à sua palestra. “O convite para o evento surgiu em função de uma atividade que exerço há algum tempo, em Ribeirão. Sou membro Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente – REBRAENSP. E o tema está em alta, pois os eventos adversos, as complicações, as falhas na assistência e outras coisas que vemos na mídia sempre acontecem”, ressalta a convidada.

Ela explica que a REBRAENSP consiste em “um grupo de enfermeiros que trabalha voluntariamente, tanto no ensino, na pesquisa, na assistência e no comércio quanto em outra área na qual atuem”. “Reunimo-nos frequentemente para fazer ações pela segurança, prevenir erros, capacitar profissionais e levar discussões à universidade. É um movimento em prol da segurança do paciente e da capacitação dos profissionais”, diz.

Os problemas em relação à segurança do paciente vão além dos erros, segundo a docente. “Eles acontecem, e não é só isso. Danos à saúde podem vir do próprio tratamento, como por exemplo, um antibiótico, que sabemos que lesa o rim, mas o paciente precisa tomá-lo. Ou pode ocorrer um procedimento que resolve um problema, mas tem um evento adverso, como uma medicação que tem efeito colateral. Existem coisas que são evitáveis e outras que são inerentes. Precisamos estar preparados. Temos que conhecer os riscos e, a partir disso, conseguimos prevenir”, comenta.

Creusa explica que o tema do Simpósio “abrange o procedimento pré-operatório imediato, que é dentro da recuperação, o trans-operatório e o pós-operatório, quando o paciente já está na enfermaria”. “Com esses trâmites, é necessário estar atento para quais são os cuidados que a enfermagem e toda a equipe devem ter para que o paciente não tenha nenhum evento adverso que possa prejudicá-lo”, ressalta.

O II Simpósio de Segurança do Paciente termina nesta quarta-feira, dia 29 de novembro. O conteúdo programático está disponível no endereço www.uniara.com.br/eventos/2-simposio-seguranca-paciente. Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI