202403291115

Notícias

Docentes do Mestrado em Educação da Uniara apresentam trabalhos em evento na Espanha

Publicado em: 10/11/2017

Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara – Uniara, Eladio Sebastián Heredero e Fábio Tadeu Reina, apresentaram trabalhos de sua autoria, e em parceria com seus alunos e com outros professores do Mestrado, no XII Encontro Iberoamericano de Educação – EIDE, que será realizado até este sábado, dia 11 de novembro, na Universidade de Alcalá, em Madrid, na Espanha.

“Peculiaridades da comunicação oral e uso vocal na percepção de professores de Educação Física Escolar” é o estudo de Vagner José Pedersen, com orientação de Reina e Maria Lúcia Suzigan Dragone. “Defendo a ideia de que professores de educação física devem ser preparados para o mundo da voz, porque lidam com situações peculiares, como o espaço de atuação, a natureza bastante ruidosa da atividade física e, principalmente, sua voz de caráter incentivador, ou seja, ela desencadeia o movimento corporal no aluno e, após isso, é preciso também manter esse movimento por meio da voz. Finalizo colocando a ideia de que professores dessa área devem estar preparados com suas vozes”, explica Pedersen.

Ele revela que ficou lisonjeado pelo fato de seu orientador, Reina, ter se oferecido para apresentar o trabalho no EIDE. “Eu não poderia perder essa chance, e sou grato à Uniara pela oportunidade”, declara.

Outro estudo, intitulado “Educação financeira no Brasil e sua contribuição para as políticas públicas”, tem como desenvolvedores Antonio Richard Trevisan, com orientação de Edmundo Alves de Oliveira, Valquíria Pereira Tenório e Heredero. “A pesquisa aborda como anda a educação financeira, um assunto muito importante e uma tendência mundial. E como o trabalho foi apresentado na Espanha, resolvi mostrar como o assunto é tratado no Brasil, para que os participantes do evento conhecessem essa realidade. A ideia foi comparar a educação financeira da Espanha, da Inglaterra, de Portugal e dos Estados Unidos com a do Brasil. Aqui, estamos bastante atrasados nessa linha, em relação a essas outras nações”, aponta Trevisan.

Ter seu projeto exposto no EIDE, segundo ele, representa seu ápice no campo acadêmico. “Nunca imaginaria que teria um trabalho apresentado internacionalmente, e a Uniara me proporcionou isso”, diz.

“A leitura na mídia pelos alunos do ensino fundamental II: foco nos gêneros textuais” foi o projeto de pesquisa de Clarissa Ariadne Orrico, com orientação de Dirce Charara Monteiro, Oliveira e Reina. “A ideia surgiu a partir da observação dos jovens, que sempre estão lendo mensagens no celular, porém, têm muitas dificuldades em relação ao texto impresso. Fizemos uma pesquisa sobre o que interessa a eles, como está a leitura em sala de aula, por que nas mídias ela é mais interessante, se isso é resultado da interação que elas proporcionam etc”, detalha Clarissa.

A conclusão, de acordo com ela, foi que, na realidade, o adolescente lê. “Ele pratica o hábito no computador ou no celular, porém, não são textos de qualidade. Na maioria das vezes, eles não têm oralidade. A escola ainda precisa trabalhar melhor os gêneros e as narrativas de textos impressos, ou de letras de música, por exemplo”, aponta.

Para Clarissa, “é uma alegria imensa” ter seu trabalho apresentado no EIDE. “Não achei que fosse conseguir. É um sonho realizado”, finaliza.

Os outros projetos apresentados no encontro foram “Um olhar sobre a teoria de Pierre Bourdieu: a objetividade da escola e a intencionalidade do aluno como possibilidades de reestruturação do habitus”, de Luci Regina Muzzeti, Willian Gabriel Felício e Reina, e “Discusión de los resultados de la aplicación de un programa de gestión del proceso de alfabetización”, de Inês Kisil Miskalo e Heredero.

Detalhes sobre o evento estão disponíveis no endereço www3.uah.es/xiieide. Informações sobre o Mestrado em Educação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI