202404181233

Notícias

Alunos de Design Digital da Uniara assistem a palestra sobre influências africanas na formação da cultura brasileira

Publicado em: 06/11/2017

Na última semana, os alunos do primeiro ano do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara assistiram à palestra “Influências africanas na formação da cultura brasileira”, ministrada pelo pesquisador de Guiné-Bissau e intercambista da Unesp/Araraquara, Sumbunhe N’Fanda, na unidade I da Uniara. A atividade, realizada por meio das disciplinas “Plástica I”, da professora Fernanda de Cássia Ribeiro, e “Redação e Hipertexto I”, do docente Daniel Robledo.

“A palestra foi importante, primeiramente, para que os estudantes escrevam mais sobre o assunto e, além disso, de maneira geral, existe uma deficiência no aprendizado sobre à história do Brasil, em relação às influências africanas. Com isso, estão sendo propostas atividades com esse tema”, explica Robledo.

De acordo com ele, o convidado “tem um grande apreço por ministrar comunicações que ajudem a propagar conhecimentos e a derrubar preconceitos acerca de seu país e da África em geral”.

Fernanda comenta que a intenção é refletir sobre questões da cultura africana que são entendidas de forma estereotipada “e precisam ser desconstruídas”. “Entendemos que, a partir dessas problematizações, podemos pensar a descolonização da visão pessimista sobre o negro, pois nosso ponto de vista é eurocentrista. E, para isso, nada melhor do que alguém do próprio continente em estudo – África -, para propor algumas reflexões e contribuições”, destaca.

A atividade de N’Fanda foi relevante, segundo ela, “pois apresentou aos alunos outros saberes da cultura africana e uma pequena mostra da potencialidade desse povo ao trazer exemplos de atuação em diversos setores em desenvolvimento da sociedade”.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI