202403280536

Notícias

Oficina voltada à temática do desenho é ministrada por produtor audiovisual da Uniara, em Portugal

Publicado em: 31/10/2017

Durante quase uma semana, o produtor audiovisual do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Bonini, ministrou uma oficina voltada à temática do desenho para crianças de escolas públicas da cidade de Torres Vedras, em Portugal. A atividade foi realizada entre os dias 23 e 28 de outubro. Segundo ele, “a experiência foi única”.

“Foi incrível, maravilhoso. As crianças entenderam perfeitamente o que foi proposto. O conteúdo era extenso, mas extremamente gratificante. Nós nos divertimos muito e elas aprenderam bastante a trabalhar com aplicativos e a criar animações. Durante todo o desenvolvimento, incentivei todas a produzirem, a serem realizadoras e animadoras e, no final, todas exibiram seus projetos e fizemos um debate no qual discutimos o processo”, relata o videomaker.

Dentro da proposta inicial, ele conta que os jovens deveriam criar animações em tablets e celulares, tendo como base uma obra do artista Will Eisner chamada “Cinema”. “A ideia foi trabalhar como se todos os alunos da oficina estivessem em um trem. Cada um imaginava o que está vendo nas janelas, para criar a obra coletiva”, explica.

Durante o processo, Bonini aproveitou para falar bastante sobre o cinema brasileiro. “Além de ensinar e dos testes e exercícios que fazíamos nos aplicativos, eu mostrava um pouco de nossa cultura por meio de algumas músicas brasileiras também. Eu brincava e dançava com eles. Os professores gostaram muito e também se dispuseram a participar da atividade”, lembra o produtor audiovisual.

Por conta do extenso número de aulas ministradas em diversas escolas públicas de diferentes regiões, Bonini comenta que a obra final da oficina ainda não foi concluída. “Assim que eu retornar ao Brasil, começo o processo de pós-produção. Já estou montando o material”, avisa.

A oportunidade de ministrar a atividade para as crianças surgiu por meio do Coletivo Brasil, do qual é integrante. “Recebi um convite do artista Lauro Monteiro, curador do Coletivo, desenvolvido juntamente com a cidade de Torres Vedras. A partir disso, escrevi um projeto, que foi selecionado”, esclarece.

No lado pessoal, o videomaker faz questão de mencionar que foi muito bem acolhido. “Todos me receberam de braços abertos. Eles são maravilhosos”, finaliza.

Informações sobre o NEAD da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Mais detalhes sobre as atividades do Coletivo Brasil estão disponíveis no endereço www.facebook.com/groups/coletivobrasil2017.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI