202404191540

Notícias

III Ciclo de Estudos Virtual da Pedagogia a Distância da Uniara aborda tecnologia e educação

Publicado em: 24/10/2017

O “III Ciclo de Estudos Virtual”, promovido pelo curso de Pedagogia a Distância da Universidade de Araraquara – Uniara, discutiu diversas temáticas relacionadas a tecnologia e a educação. O evento foi realizado entre os dias 16 e 20 de outubro.

“Tivemos cinco dias de atividades com a abertura de tópicos em que conversamos com os alunos sobre comunicação oral e tecnologia, plataformas de ensino, games para educação, e o uso dessas novas tecnologias de informação e comunicação como prática cultural, para pensar a formação de professores, entre outros assuntos”, conta a coordenadora da graduação, Mônica Pereira.

Ela menciona que, de modo geral, houve uma participação bastante significativa dos estudantes, “que se envolveram com as entrevistas contidas no material didático divulgado para cada temática”. “Tivemos discussões bastante proveitosas em fóruns. As pessoas compartilharam suas compreensões em relação a essas temáticas - ‘A comunicação oral na tecnologia educacional’, ‘Plataformas de ensino e games para educação’, ‘O uso das tecnologias em educação como prática cultural’, ‘Mídia e Tecnologia’ e ‘Novas tecnologias de formação dos professores’ -, e o que é mais importante, se sensibilizaram para a reflexão sobre o uso dessas ferramentas de informação”, destaca.

Os benefícios do uso de recursos tecnológicos é destacado pela professora. “Por que não utilizar isso para ajudar a nossa prática? São elementos que podemos agregar às atividades e que podem nos auxiliar enquanto docentes”, diz.

A utilização, no entanto, deve ser feita de maneira cautelosa. “Refletimos sobre isso e sobre mediar a interação com os alunos para indicar a eles melhores caminhos para a busca de informações que sejam verdadeiras. Houve uma percepção do uso consciente das novas tecnologias e da importância do emprego desses recursos para atender os novos perfis de graduandos, que estão totalmente integrados com a tecnologia, nos ambientes virtuais”, aponta.

Mônica agradece a participação de todos os professores e estudantes no encontro virtual. “Precisamos começar a pensar no próximo Ciclo, pois consideramos bastante importante divulgar outras temáticas que vão além das disciplinas, para trabalharmos novos conteúdos de maneiras diferentes, para que os estudantes também consigam ter uma formação ainda mais completa e atuarem no mercado de trabalho da melhor maneira possível”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Pedagogia a Distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI