202404231109

Notícias

27 de setembro: Dia Mundial do Turismo

Publicado em: 26/09/2017

Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo, atividade bastante promissora “se os devidos cuidados forem sempre levados em consideração”, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Atividades Turísticas – NAT da Universidade de Araraquara – Uniara e do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto de Educação São Bento, ligado à instituição, Nádia Pizzolitto.

“Essa atividade promove os desenvolvimentos econômico, social e ambiental, além de um cuidado maior no local onde é realizada. Em uma cidade turística, existe mais incentivo, abertura para novos investimentos e a possibilidade de geração de empregos, sejam diretos ou indiretos. Portanto, seu estímulo deve ser tratado como algo sério”, destaca ela, que aponta que existem áreas primordiais como saúde, segurança e educação, “mas o turismo, tendo grande atenção, irá promover a economia e melhorar o desenvolvimento do local”.

Como dica para quem quer seguir na carreira, ela sugere estar sempre atualizado. “Quanto mais informações, melhor é o profissional. É preciso estar em constante aprendizado, e é bastante recomendável ter conhecimento de diferentes idiomas, já que a intenção é atrair, cada vez mais, turistas estrangeiros. Também é necessário dar um atendimento qualificado e capacitado, de maneira profissional, e não de qualquer jeito, no improviso”, diz.

Ter uma formação adequada também é essencial, de acordo com a docente. “A importância é vital. No caso do Curso Técnico em Guia de Turismo, em que há uma parceria com a CADASTUR para o fornecimento de carteirinhas, o profissional é habilitado e qualificado para exercer sua profissão. O turista vai perceber que não está entrando em contato com o amadorismo”, salienta.

Outro destaque dado por Nádia em relação à atividade turística é o benefício ao meio ambiente onde é realizada, “e é muito importante que seja planejada, para que isso não traga nenhum tipo de dano”. “É preciso ter cuidado com o meio ambiente natural, com os meios social e cultural, e com a qualidade de vida do morador do local, e um zelo especial pelo turismo, de maneira geral, pois beneficia tanto quem está na cidade que oferece atrativos, quanto para o turista”, finaliza.

 

Matrículas abertas

As matrículas para o Curso Técnico em Guia de Turismo estão abertas. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, no Centro de Artes da instituição (avenida Feijó, 122, no Centro).

“Além das disciplinas específicas relacionadas ao mercado do turismo – Introdução ao Turismo, Meios de Hospedagem, Agenciamento, Eventos e outras -, também constam na grade disciplinas como Empreendedorismo, Ética, Sustentabilidade, Marketing, Português, Informática, Inglês e Espanhol. É um curso com uma grade variada, que proporciona ao aluno uma formação completa para o mercado”, destaca Nádia.

Para a matrícula, os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar ou declaração de conclusão do ensino médio, reservista, título de eleitor e duas fotos 3X4.

Outras informações sobre o Curso Técnico em Guia de Turismo podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-7400, pelo e-mail guiaturismo@uniara.com.br ou no endereço www.uniara.com.br/guiaturismo.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI