202404200446

Notícias

Professora da Uniara é uma das organizadoras de livro sobre Terapia Ocupacional, anorexia e bulimia

Publicado em: 26/09/2017

A professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Araraquara – Uniara, Leila Maria Quiles Cestari, é uma das organizadoras do livro “Terapia Ocupacional, Anorexia e Bulimia Nervosa: Pesquisa e Clínica”, lançado no Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, evento bianual que, neste ano, foi realizado entre os dias 11 e 15 de setembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

“A publicação é fruto do meu mestrado, com dissertação intitulada ‘Os Papéis Ocupacionais de Mulheres com Anorexia Nervosa’. Por essa pesquisa, recebi o convite da editora Biblioteca 24 horas para torná-la uma obra literária, juntamente com minha orientadora, Rosane Pilot Pessa Ribeiro”, explica Leila, responsável por dois capítulos do livro, sendo um sobre a parte científica de pesquisa e outro sobre a assistência clínica.

Ela ressalta que o livro contempla não só questões relacionadas à cientificidade, mas também à prática clínica e à assistência de terapeutas ocupacionais a pacientes com transtornos alimentares. “No primeiro capítulo que escrevi, apresento como pesquisa o impacto do adoecimento nos papéis ocupacionais de mulheres com anorexia nervosa e, no segundo, uma reflexão e discussão sobre o atendimento de terapia ocupacional com pacientes internados em Hospital Geral, diagnosticado com transtornos alimentares”, detalha.

Outro destaque dado pela docente é o ineditismo da temática no Brasil. “Espero que contribua para o avanço e crescimento da profissão, e também como forma de divulgação entre profissionais da área da saúde e pacientes, para que conheçam a Terapia Ocupacional como uma profissão que também atende as necessidades dos indivíduos com doenças relacionadas à Saúde Mental”, declara.

Além de Leila, as outras organizadoras da obra são sua orientadora, Rosane, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – EERP - USP, e Taís Quevedo Marcolino, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. “Terapia Ocupacional, Anorexia e Bulimia Nervosa: Pesquisa e Clínica” pode ser adquirido pelo site www.biblioteca24horas.com.br. Informações sobre o curso de Terapia Ocupacional da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI