202404241104

Notícias

Pós-graduação em Biotecnologia da Uniara promove conferência com renomado professor de universidade da Venezuela

Publicado em: 22/09/2017

Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, o professor titular do departamento de Química da Universidade Simón Bolívar/Caracas/Venezuela, pesquisador chefe do Grupo de Pesquisa B5IDA e, atualmente, pesquisador visitante junto ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, de Campinas, Marcos Antonio Sabino Gutierrez, participou da conferência “Conceitos fundamentais dos hidrogéis e potencialidade para sua aplicação na biofabricação”, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade foi realizada na unidade II da instituição.

Em sua explanação, o conferencista explicou que, “com avanços na engenharia de tecidos, a possibilidade de regenerar tecido lesado, ou órgãos, que falharam tornou-se uma perspectiva que pode ser realista pela primeira vez na medicina”. “A combinação de materiais bioativos com células para gerar estruturas que funcionalmente possam substituir tecido perdido e/ou danificado é uma estratégia importante para alcançar esse objetivo”, destacou.

Uma faceta e um desafio da área, de acordo com Gutierres, é o uso da biofabricação, “onde as estruturas tridimensionais, compostas por biomateriais e células, interatuam em um único processo de fabricação”. “Os hidrogéis são os materiais que têm maior potencialidade para serem usados na biofabricação, e são denominados ‘bioinks’. São particularmente atraentes para a biofabricação, pois recapitulam várias características da matriz extracelular natural e permitem o encapsulamento celular em um ambiente tridimensional altamente hidratado, que pode servir como suporte mecânico e ser biocompatível”, detalhou.

Em sua visão, muitos aspectos ainda devem ser entendidos, e muitos desafios continuam “para que esses interessantes materiais tenham um progresso na área da biofabricação e sejam levados para aplicações clínicas”.

Para o coordenador do PPGB-MRQM da Uniara, André Capaldo Amaral, “Gutierrez, que trabalha com bioimpressão técnica de vanguarda, trouxe diversas informações interessantes e enriqueceu ainda mais o conhecimento dos presentes”.

Mais informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7348.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI