202404192317

Notícias

Docente de Fisioterapia da Uniara participa da Pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 22/09/2017

Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, quando foi comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências, a professora do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara e membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMDEF, Andréa Corrêa Carrascosa, participou da Pré-Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, realizada na sede da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

“No encontro, foram discutidas as propostas que serão abordadas na I Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que será realizada no dia 24 de novembro. “Foram apresentadas dezesseis propostas em diferentes áreas de interesse das pessoas com deficiência, como saúde, trabalho e transporte, entre outras. Apontou-se a necessidade de treinamento dos profissionais que trabalham em serviços de saúde e têm contato direto com as pessoas com deficiência, buscando a humanização dos atendimentos e o acolhimento adequado dessa população”, destaca a docente.

Além disso, ela conta que também foi abordada a necessidade de ampliação e a melhoria do sistema de transporte adaptado para pessoas com deficiência. “Propostas na área da inclusão no mercado de trabalho também surgiram, ressaltando-se a necessidade de direcionamento de ações de acompanhamento e fiscalização desse direito, inclusive com a verificação do cumprimento das Leis de Cotas”, complementa.

Para Andréa, a Pré-Conferência foi “um encontro de grande relevância para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, o que assegura a igualdade de acesso e a oportunidades às pessoas com e sem deficiência, elimina as barreiras atitudinais e minimiza o preconceito”. “As discussões dessa reunião servirão de base para a implementação da política pública para pessoas com deficiência, no decorrer dos próximos três anos. Esse é o caminho das ações, se queremos uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas”, declara.

Estiveram presentes no evento representantes do governo municipal e de deputados estaduais, de centros de reabilitação e das organizações de apoio às pessoas com deficiência, “além de alunos das universidades do município, pessoas com deficiência e seus cuidadores, que puderam expressar as suas necessidades”.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI