202403290522

Notícias

Lei que institui o Dia da Conscientização para Prevenção de Lesão Medular, idealizado por docente da Uniara, é sancionada

Publicado em: 21/09/2017

Nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, foi sancionada a lei que institui o Dia da Conscientização para Prevenção de Lesão Medular no calendário oficial de eventos de Araraquara, projeto idealizado pela professora do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Claudia Nunciato, em parceria com o vereador Gerson da Farmácia, que fez a proposta na Câmara Municipal.

“Todo dia 13 de setembro, ficou instituído, na cidade, que serão realizadas algumas atividades, sejam campanhas, reuniões, seminários ou depoimentos de pacientes, por exemplo, para que a população se conscientize sobre como prevenir lesões medulares. A intenção é que isso funcione como uma prevenção e, assim, teríamos um número de casos menor no município”, explica Ana Claudia.

Para este ano, ela conta que está sendo distribuído um panfleto com as porcentagens dos motivos das lesões medulares. “As estudantes da graduação, Caroline Briganti, Mariane Frigere e Luana Dinato, têm projetos de iniciação científica na área, atendem pacientes na Clínica de Fisioterapia da Uniara, e estão ajudando na divulgação. No material gráfico, apontamos as principais causas – 46% são por acidente automobilístico, 21% por quedas, o que foi a grande motivação da campanha, 18% por mergulho em água rasa, 4% por atropelamentos, e 1% por armas de fogo”, detalha.

A ideia inicial, segundo a docente, é divulgar o material impresso para jovens, “principalmente na faixa etária entre 10 a 30 anos, abordando aqueles que dirigem, saem e utilizam bebidas alcoólicas, para que se conscientizem de que podem evitar muitas coisas”. “No Brasil, anualmente, são quarenta novos casos por milhão de pessoas. É um número relativamente alto, sabendo que é possível ser evitado”, alerta.

Ana Claudia revela que, para os próximos anos, o objetivo é realizar eventos maiores “para que as pessoas consigam entender porque isso acontece”. “A prevenção é uma das formas de trabalho de um fisioterapeuta. Mais do que tratar a consequência, é bom que consigamos evitar a causa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI