202404190242

Notícias

Projeto de incentivo à leitura da Uniara entrega certificados e homenageia seu idealizador, o professor Mivaldo Messias Ferrari

Publicado em: 06/09/2017

Nesta terça-feira, dia 5 de setembro, foi realizado o encerramento da nona edição do projeto “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Biologia e Nutrição. A atividade, realizada no auditório José Araújo Quirino dos Santos, contou com uma homenagem ao idealizador do projeto, o professor Mivaldo Messias Ferrari, falecido recentemente, além da apresentação de músicas em LIBRAS, de palestra, depoimentos, da entrega de certificados e do sorteio de livros.

O coordenador do curso de Pedagogia, Uiliam Moraes Folsta, acredita que o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam a leitura foi atingido. “Neste ano, também conseguimos atrair alguns estudantes de Nutrição – os de Biologia já participaram em anos anteriores - e tivemos uma adesão maior. Em 2016, tínhamos 64 e, em 2017, contamos com 77 pessoas que leram três livros e fizeram relatórios que foram aprovados e orientados pelos professores. Então, penso que o projeto foi um grande sucesso”, diz.

A homenagem a Ferrari contou com a presença de sua esposa, Maria Vilma Bueno Ferrari. Folsta comenta que ele sempre foi um educador preocupado com a leitura, “já que sabemos que ela é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento do estudante”. “O professor Mivaldo tinha essa ideia de desenvolver um projeto que pudesse fazer com que os alunos despertassem para a leitura. Sabemos que ter esse hábito é uma dificuldade para o brasileiro. Falta essa dinâmica nas escolas de ensino básico, de modo que muitos dos textos são lidos por obrigação, sejam de geografia, português, história ou de qualquer outra disciplina. Falta prazer. Então, o professor Mivaldo foi um feliz idealizador com esse projeto”, declara.

A professora Adriana do Carmo Belloti fez a abertura do evento com a leitura de um texto escrito pela assessora de imprensa da Uniara, Natália Nunes, em homenagem a Ferrari, e depois coordenou a interpretação de duas canções em LIBRAS. “Temos a disciplina de LIBRAS e Língua Brasileira de Sinais e, com o curso de Pedagogia, é possível fazer um trabalho mais estendido. Como forma de mostrar o que os alunos aprendem, na finalização do projeto elas apresentam duas músicas nessa linguagem. Esse trabalho de interpretação das canções é realizado do mês agosto até a apresentação no ‘Ler é a Solução’. Durante as aulas, são feitas toda a tradução e a interpretação e, dessa vez, a apresentação foi especial, porque foi feita em homenagem ao professor Mivaldo. As duas músicas apresentadas foram mensagens para ele”, explica.

Em seguida, Mariângela Dal Bianco Garcia ministrou a palestra “A leitura na formação do universitário: ênfase no projeto Ler é a Solução”. “Eu me formei como mestra em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação, pela Uniara, e minha dissertação foi feita com estudantes de Pedagogia do primeiro e terceiro anos, com a proposta de investigar as práticas de leitura desses alunos que serão futuros formadores de leitores. Por meio de questionários e entrevistas, eles falaram como o projeto, citado por vários deles, é um estímulo tanto para a leitura acadêmica quanto para a pessoal”, destaca.

Logo após, alunas dos cursos de Nutrição, Biologia e Pedagogia deram depoimentos sobre a importância da leitura em suas vidas e elogiaram o projeto, além de comentarem brevemente sobre as obras que leram.

Ao final, foram entregues os certificados aos participantes do “Ler é a Solução” e sorteados diversos livros, como forma de incentivo à leitura.

Informações sobre os cursos de Pedagogia, Biologia e Nutrição da Uniara, e sobre o projeto podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI