202404192319

Notícias

Aluno de Engenharia Mecatrônica da Uniara pesquisa método eólico de baixo orçamento para geração de energia

Publicado em: 30/08/2017

O estudante do terceiro ano do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, Paulo Eduardo Magalhães Vedoveli, está em fase inicial de uma pesquisa sobre um método eólico de baixo orçamento para geração de energia. O estudo, orientado pelo professor Carlos Magno de Oliveira Valente, foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição.

No momento, Vedoveli está “em um processo muito técnico de cruzamento de dados, a fim de analisar e confirmar se o método proposto é mais eficiente do que o tradicional, para levar o projeto adiante”. “O objetivo é proporcionar a toda a população um método eficiente e de fácil montagem, onde qualquer um poderá montar um aerogerador em sua residência, alcançando, assim, a independência elétrica e gerando grande economia. É um investimento que se paga em curto tempo”, destaca.

De acordo com ele, o trabalho, intitulado “Uma proposta para redução de custo e acessibilidade em Aerogeradores de pequeno porte”, consiste em confrontar o método tradicional de fabricação de aerogerador com um novo método proposto, utilizando motores prontos. “Normalmente, perde-se muito tempo na confecção desses motores, enrolando bobinas e nos moldes. É um processo muito difícil tecnicamente, e o pior de tudo é que, na maioria dos casos, não se consegue montar um motor que gere uma quantumnidade satisfatória”, comenta.

O consumo de energia elétrica, segundo o estudante, vem aumentando no Brasil e no mundo. Dentro desse contexto, ele afirma que as fontes de energia renováveis vêm se destacando e que, entre elas, a eólica é a que mais cresce. “As grandes empresas do setor de energia elétrica investem maciçamente em geração e transmissão, e grandes parques eólicos são construídos”, diz.

Contudo, na opinião de Vedoveli, esse tipo de planejamento não é o mesmo em relação aos equipamentos de pequeno porte. “Não se tem o hábito de investir nessa dimensão. As pessoas são escravas das concessionárias de energia, que cobram o quanto querem. Na verdade, temos a possibilidade de ter energia de graça, por meio da ação dos ventos, onde as pás do gerador movimentam um motor”, aponta.

O aluno revela que tem a intenção de colocar seu projeto em prática e confeccionar um aerogerador de baixo orçamento como Trabalho de Conclusão de Curso. “Pretendo construir o dispositivo para a Uniara, com o apoio da coordenação do curso de Engenharia Mecatrônica”, finaliza.

Informações sobre a graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI