202404241604

Notícias

Alunos de Medicina da Uniara iniciam novo trote solidário

Publicado em: 14/08/2017

Alunos do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara deram início, nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, a mais um trote solidário, coordenado pelo Projeto de Auxílio Social - P.A.S. do Diretório Acadêmico Medicina Uniara – D.A.M.U., posteriormente, as arrecadações serão destinadas a instituições filantrópicas do município.

A estudante do segundo ano da graduação e integrante do D.A.M.U., Letícia Maria do Prado Faria, explica que o evento tem o intuito de proporcionar não só o primeiro contato dos ingressantes com o ambiente acadêmico, como também a aproximação entre calouros e veteranos, a imersão ao trabalho voluntário, a conscientização e a humanização de todos envolvidos, “o que possibilita experiências únicas”.

“Envolve a participação dos calouros de Medicina e discentes do segundo semestre. O trote solidário é organizado em duas etapas: na primeira os calouros são liberados das suas atividades letivas e divididos em equipes, lideradas por alunos veteranos. Todos saem para arrecadar alimentos, itens de higiene pessoal e roupas pelos bairros da cidade de Araraquara”, conta a estudante.

A segunda etapa, de acordo com ela, consiste na visita a diferentes instituições filantrópicas. “Os calouros são divididos em dois grupos, acompanhados por estudantes do segundo ano e membros do D.A.M.U., e direcionados, cada um, para um local. Somada a essas etapas, são feitas também doações de sangue abertas para qualquer participante se voluntariar”, relata.

Letícia explica que cada tarefa realizada corresponde a pontuações específicas, somadas ao final das atividades para se determinar uma equipe campeã. “A cada trote solidário, adicionamos experiências diferentes. No primeiro semestre, por exemplo, uma caloura nos doou remédios e outra aluna se cadastrou para doação de medula óssea. Essas duas experiências foram inovadoras para o nosso cronograma e nos deixou extremamente felizes, já que percebemos o quão longe podemos ir e o quanto podemos transformar não só as vidas dos beneficiados pelo projeto, como também as dos próprios estudantes envolvidos”, ressalta.

Os vencedores do trote solidário receberão um prêmio de incentivo definido pela diretoria do D.A.M.U. “A ideia não é premiar uma equipe campeã. Isso é um estímulo, já que o cerne do nosso projeto envolve poder despertar empatia, sensibilidade e solidariedade aos futuros médicos, além, claro, do benefício ao próximo”, enfatiza a aluna.

Na ação do primeiro semestre, foram angariados 209 peças de roupas/sapatos, 18 quilos de arroz, 24 pacotes de macarrão (500 gramas cada), 17 quilos de açúcar, 500 gramas de farinha de milho, 3 pacotes de fubá (500 gramas cada), 9 quilos de feijão, 9 litros de leite, 2 pacotes de milho, 1 quilo de polvilho, 4 quilos de farinha de trigo, 4 quilos de farinha de mandioca, 2 latas de sardinha, 5 litros de óleo, 1 quilos de sal, 2 achocolatados em pó, 2 pacotes de gelatina, 500 gramas de canjica, 3 quilos de molho de tomate, 3 pacotes de bolacha recheada, 2 latas de leite condensado, 12 sabonetes, 1 detergente e 1 pasta de dente.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI