202403282039

Notícias

Feira de Alimentos Saudáveis da Uniara, em parceria com agricultores, completa um ano de atividades

Publicado em: 14/08/2017

Nesta terça-feira, dia 15 de agosto, a Feira de Alimentos Saudáveis da Universidade de Araraquara - Uniara, realizada em parceria com produtores rurais, completa um ano de atividades. Para a celebração, será oferecido um bolo aos consumidores, das 16h às 20h, na unidade IV da instituição, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa.

O pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA, César Giordano, conta que foi realizada uma pesquisa de preços, comparando os da Feira com os de quatro varejos - dois supermercados grandes e duas quitandas que oferecem orgânicos.

“No geral, os preços da Feira são 58% mais baixos do que os desses outros locais. Os legumes são 71% mais baratos; as verduras, 44%, e as frutas, 58%. Além disso, são produtos locais. Quando existe a opção de orgânicos em determinados supermercados, percebemos que trabalham com somente um produtor que não é da região. Nossa feira tem caráter de um mercado mais camponês. São produtos mais acessíveis para a maior parte da população”, destaca.

Em relação ao tipo de consumidor que frequenta o local, ele comenta que a maioria é composta por pessoas que moram nos arredores do evento ou por outras com perfil vegetariano ou que gostam de comidas alternativas, além daquelas que consomem pensando em questões ambientais.

“Existem algumas que começam a identificar, na Feira, um local onde há produtos que não se acham nos mercados tradicionais, como uma variedade de tipos de feijão, frutas como a uvaia, a taioba e serralha, e plantas alimentícias não convencionais, como a cará-moela. É um perfil de consumidor diferenciado”, diz Giordano.

Além disso, o pesquisador lembra que se trata da primeira feira com caráter agroecológico de Araraquara. “Outras feiras da agricultura familiar têm uma diversificação e incluem o pequeno agricultor, mas a preocupação de se fazer uma transição agroecológica com os produtores por meio de um projeto de pesquisa e extensão de um programa de pós-graduação é algo pioneiro em nossa cidade”, comenta.

O evento, de acordo com ele, é resultado das capacitações promovidas pelo projeto, e de seu acompanhamento com os agricultores. “É importante lembrar que também trabalhamos com alunos e em espaços da Uniara, como a Fazenda-Escola da instituição, onde são realizados cursos de caldas de biofertilizantes, e compostagem, por exemplo. Também instalamos um pomar orgânico lá. E há a produção de adubo verde. São cursos que envolvem os estudantes e os agricultores, tanto na Uniara quanto nos espaços dos assentamentos”, explica.

O integrante do Núcleo de Estudo e Extensão em Agroecologia – NEEA da Uniara, técnico de laboratório de solos da Fazenda-Escola e mestrando do Programa de Pós-Graduação em DTMA, Luiz Gustavo Ennes Pizzaia, aponta que os agricultores têm sido preparados para atenderem o público da Feira. “Nós os cadastramos junto ao Ministério da Agricultura, na categoria de Organismo de Controle Social - OCS, para que comercializem de forma direta essa produção orgânica. Ajudamos na consolidação de três OCS: Chico Bento, Orgânicos Bela Vista e Orgânicos Monte Alegre, totalizando 36 agricultores, divididos em dezesseis famílias. Eles têm a estimativa de comercializar 66 espécies de alimentos diferentes ao longo do ano, na Feira, que se tornou um importante canal de venda para esses trabalhadores, o que acabou refletindo na qualidade de vida, com a diminuição do uso de agrotóxico e da contaminação do meio ambiente”, finaliza.

A Feira de Alimentos Saudáveis, realizada às terças-feiras, é promovida pelo Programa de Pós-graduação em DTMA e pelo NEEA, juntamente com os agricultores. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no link https://goo.gl/K79Ygn.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI