202404230701

Notícias

Alunas de Fisioterapia da Uniara iniciam pesquisa sobre tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial

Publicado em: 27/07/2017

A estudante do segundo ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Naiara Capi, foi contemplada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição, pelo trabalho “Comparação de afetividade das técnicas de liberação miofascial instrumental e laserterapia no tratamento de pontos gatilho miofasciais”, desenvolvido com as colegas do quarto ano, Júlia Flório Cyrino Nogueira e Thais Jacovenze Vendramini, e pelo professor Artur César Amaral, sob orientação da docente da graduação, Andréa Corrêa Carrascosa.

“O estudo tem como objetivo principal identificar qual o melhor recurso no tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial - SDM. Essa síndrome atinge principalmente a população feminina, sendo uma das causas mais comuns no relato de dor muscular e incapacidade, afetando principalmente a região cervical (pescoço), incluindo o músculo trapézio”, explica Jéssica.

Ela aponta que os recursos a serem comparados são: a liberação miofascial instrumental, “que é o tratamento da mobilização do tecido muscular, utilizando-se um instrumento de aço, e a Laserterapia, técnica que faz a utilização do laser”.

Como pontos positivos, a aluna destaca que o projeto, além de trazer benefícios importantes para as participantes, como a redução da dor e a melhora funcional, “a identificação do melhor recurso para o tratamento da SDM poderá direcionar os tratamentos fisioterapêuticos de forma adequada, e contribuir para outras pesquisas na área”.

O estudo, de acordo com Jéssica, está na fase de recrutamento das participantes. “Iniciaremos a divulgação do trabalho na Uniara para que as estudantes interessadas entrem em contato e sejam avaliadas. Aquelas que apresentarem os critérios de inclusão serão tratadas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI