202404231125

Notícias

Aluna de Enfermagem da Uniara desenvolve trabalho sobre checklist de cirurgia segura

Publicado em: 13/07/2017

A aluna do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Taís Kele de Paula da Silva, desenvolveu o trabalho de intervenção “Checklist de Cirurgia Segura”, durante estágio em unidades de saúde do município. O estudo foi orientado pela docente da graduação, Amanda dos Santos Oliveira.

Segundo Taís, o tema foi escolhido “devido as altas taxas de eventos adversos e mortalidades hospitalares estarem relacionadas às falhas na assistência cirúrgica”. “Sendo assim, o checklist de cirurgia segura, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde - OMS tem o objetivo de reduzir as ocorrências de incidentes, eventos adversos e mortalidades cirúrgicas, promovendo, dessa forma, a segurança nas realizações de cirurgias, evitando danos ao paciente. Portanto, este estudo teve a finalidade de revisar o conteúdo do checklist para atualização, capacitar e demonstrar para a equipe de enfermagem a importância da aplicação correta do instrumento de cirurgia segura, além de apontar as dificuldades e facilidades encontradas durante esse processo”, explica.

Como conclusões de seu estudo, ela conta que, “por meio dessa intervenção foi possível reformular o impresso do checklist do setor, otimizando o tempo, capacitando a maior parte da equipe de enfermagem para a incorporação do checklist na rotina, e demonstrando compreender a importância do cumprimento dessa etapa”. “Foram sanadas as dúvidas e acolhido todas as sugestões da equipe. A rotina de execução do checklist com time out em voz alta já está implementado no centro cirúrgico e a cultura de segurança do paciente está em processo de sedimentação, mas já está amplamente difundida e a equipe de enfermagem tem vencido a resistência à mudança de boa parte das equipes cirúrgicas”, relata.

A aluna ressalta que o estudo tem relevância social indireta, mas não menos importante, “pois, após a implementação do projeto, foi possível perceber a mudança prática da equipe, inclusive em relação à cultura de segurança do paciente, que é primordial atualmente e, por vezes, pouco praticada”. “Tal mudança proporciona aumentar as barreiras que evitam erros da equipe em atendimento à sociedade enquanto pacientes”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI