202403281613

Notícias

2º Fórum de Iniciação Científica do PICBiotec da Uniara conta com a apresentação de trinta trabalhos

Publicado em: 29/06/2017

O “2º Fórum do Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia – PICBiotec”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal - PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, contou com trinta apresentações de trabalhos, divididas em quatro áreas: medicina regenerativa, química medicinal, biopolímeros e engenharia de produção aplicada à biotecnologia. O evento foi realizado nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de junho, na unidade II da instituição.

A professora do PPGB-MRQM, Flávia Resende, conta que o encontro teve uma palestra de abertura ministrada pela aluna de doutorado, Glauce Regina Pigatto, que abordou a importância de alunos de iniciação científica - IC na pós-graduação, seguida pelo início de apresentações dos trabalhos dos estudantes do Programa. “Foi bastante enriquecedor para todos os participantes. Eles se empenharam muito. Cada um representou muito bem seu orientador e sua linha de pesquisa. Pensando em seu aprendizado e em sua formação, certamente o Fórum contribuiu bastante”, afirma.

De acordo com ela, a apresentação em congressos e a escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, de relatórios ou de artigos científicos, “os incentiva a lerem e a estudarem sobre determinado assunto na área na qual estão desenvolvendo seus projetos científicos”. “O evento é uma maneira de ‘cobrar’ isso, de eles realmente entenderem a importância do que estão fazendo, para que tenham capacidade de ler e entender bem um artigo científico, reproduzir as técnicas ou implantar alguma metodologia no laboratório, baseados em conhecimentos científicos”, destaca.

A principal diferença em relação à primeira edição do Fórum, segundo a docente, é que, em 2016, foram realizadas somente as apresentações dos projetos que iriam ser desenvolvidos pelos estudantes. “Agora, os que estavam desde o ano passado puderam mostrar os resultados e contar sobre suas experiências, o que certamente motivou os estudantes que entraram no Programa em 2017”, diz.

Na atividade, os participantes puderam “ver nos trabalhos uns dos outros o que cada um poderia contribuir e o quanto o colega poderia contribuir em suas pesquisas”. “Além dos alunos já inscritos, outros de graduação tiveram a oportunidade de conhecer nossas linhas de pesquisa. Isso já possibilita que procurem um orientador em uma área com maior afinidade para a realização de experimentos e, com isso, fazer sua IC”, aponta a professora, mencionando que a troca de experiência gera uma melhor integração entre discentes e docentes.

Ao final do Fórum, foram premiados os trabalhos melhor avaliados dentro das quatro áreas abrangidas pelo evento, levando em conta a originalidade, a clareza dos objetivos, as adequações da metodologia e do título e as apresentações oral e visual.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI