202404190200

Notícias

Aluna de Educação Física da Uniara apresenta trabalhos na Semana de Pesquisa em Gerontologia da UFSCar

Publicado em: 26/06/2017

Representando o Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal – GEPAFICO da Universidade de Araraquara – Uniara, a estudante do curso de Educação Física da instituição, Karina de Oliveira Rabelo, irá apresentar dois trabalhos do Grupo, em forma de pôsteres, nesta terça-feira, dia 27 de junho, a partir das 13h30, na “VI Semana de Pesquisa em Gerontologia”, no anfiteatro Bento Prado Junior da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, que promove o evento até o dia 30. Ambos são orientados pelo professor Darwin Ianuskiewtz.

Um dos estudos, intitulado “Perfil dos idosos cadeirantes e não cadeirantes residentes em uma ILPI na cidade de Araraquara”, é de autoria de Paula Cristina Pereira, bolsista de iniciação científica pela Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp, e conta com a colaboração de Karina.

“A pesquisa tem por objetivo avaliar a força de preensão manual em idosos de ambos os sexos, cadeirantes e não cadeirantes, e a relação com o perfil das atividades de vida diária, realizadas em seu cotidiano. São residentes de uma instituição de longa permanência para idosos na cidade de Araraquara. Avaliamos também aspectos cognitivos, sintomas de depressão, hipertensão e se praticam atividade física”, explica Karina.

A partir de parte de coleta de dados realizados, ela conta que foi elaborado um resumo com resultados parciais. “A força de preensão manual da mão direita, em idosos não cadeirantes e de ambos os sexos, estão consideradas normais para a idade. Já a mão esquerda, nos homens, está normal e, nas mulheres, os resultados foram fracos. Nos idosos cadeirantes de ambos os sexos, todos apresentaram resultados fracos, em ambas as mãos. Os homens estão mais propícios à depressão, enquanto que as mulheres apresentam quadro de declínio cognitivo maior, comparado aos dos homens. Ambos os sexos apresentaram proporção de alteração de pressão arterial elevada, na sua maioria. Isso nos permite traçar um perfil para desenvolvermos métodos intervencionais que auxiliem na manutenção desses declínios, por meio de atividades e exercícios físicos”, destaca.

Já o segundo trabalho, que leva o título de “Análise dos fatores de risco para o desenvolvimento de Diabetes Tipo 2 em Idosos”, apresenta como coautores, além de Karina, Diego Giovanni Rodrigues, Geysa Ribeiro Toppan, Luiz Henrique Maurício e Paula Cristina Pereira.

“Para o estudo, foi realizada uma coleta de dados em eventos de saúde em praça pública, nos quais a comunidade passou por testes e respondeu perguntas que determinavam o quanto tem propensão a desenvolver o diabetes tipo 2. Avaliamos os idosos e os fatores de riscos como índice de massa corporal - IMC, circunferência abdominal, peso, fatores ligados à hereditariedade e à prática de atividade física”, detalha Karina.

Os resultados, de acordo com a aluna, apontaram que, das pessoas avaliadas, tanto homens quanto mulheres “apresentaram risco um pouco elevado a desenvolverem a doença, concluindo que a atividade física direcionada e orientada por um profissional de Educação Física pode reduzir significativamente esses riscos, bem como promover a mudança para hábitos saudáveis, importante processo que envolve a orientação e a atuação de uma equipe multidisciplinar”.

Ela menciona que os estudos têm caráteres avaliativo e de diagnóstico. “Eles definem o perfil de alguns grupos de idosos em diferentes âmbitos, sua relação com os hábitos de vida, a atividade física realizada, composições corporais e capacidades funcionais, tendo como ponto de partida a elaboração do projeto de extensão de caráter multidisciplinar, por meio de práticas de atividades voltadas a pessoas idosas com sessenta anos de idade ou mais - atividades físicas e multidimensionais - em praça pública”, finaliza.

Informações sobre a “VI Semana de Pesquisa em Gerontologia” da UFSCar estão disponíveis nos links https://goo.gl/zfuK3v e https://goo.gl/pgMQEJ. Detalhes sobre a graduação de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliarClique para ampliar


Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI