202404252020

Notícias

Docente de Engenharia Agronômica da Uniara tem artigo publicado em revista virtual internacional

Publicado em: 23/06/2017

A professora do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Silvia Patrícia Carraschi Oliveira, teve o artigo “Fungus Alternaria Cassiae as A Biological Model for in Vitro Herbicide Toxicity Assessment” publicado no Journal Toxicology and Phamacology. O estudo está disponível para visualização no link www.scientificoajournals.org/pdf/jtp.1006.pdf.

“Os objetivos do trabalho foram avaliar o fungo Alternaria cassiae como organismo-teste para ensaios ecotoxicológicos, por meio da avaliação da sua sensibilidade ao dicromato de potássio - substância referência - e a doze formulações de herbicidas. Como conclusão, o fungo apresentou excelente desempenho como organismo-teste e pode ser adotado como padrão na avaliação da toxicidade de herbicidas”, detalha a docente.

Para a avaliação da sensibilidade, Silvia conta que o A. cassiae foi exposto ao dicromato de potássio como substância referência. “Nos ensaios com os herbicidas, foram selecionadas doze formulações, e o fungo foi exposto a concentrações que variaram de 1,0 a 2500 mg L-1, por um período de exposição de sete dias. Durante o período foi mensurado o halo de crescimento da colônia para calcular a concentração de inibição - IC50. A concentração de inibição - IC50;7d - média do dicromato de potássio para o fungo foi 65,97 ± 9,48 mg L-1, com 14,38% de coeficiente de variação entre os testes, considerada de excelente repetibilidade”, explica.

Os herbicidas amicarbazone, MSMA, 2,4 amina e imazetapyr foram os menos tóxicos, de acordo com seus estudos. “Já trifuralin, glyphosate, s metolachlor e oxiflorfem foram medianamente tóxicos, e clomazone, paraquat, fluazifop-p-butyl e amônio-glufosinato foram tóxicos para o A. cassiae. Todos os herbicidas testados exceto o amicarbazone e imazetapyr causam risco com moderado efeito adverso ao fungo A. cassiae”, aponta a pesquisa.

Silvia destaca que o trabalho auxilia no monitoramento do uso de agrotóxicos e demais substâncias químicas no ambiente.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI