202404200729

Notícias

Pesquisadores, alunos e docentes da Uniara participam da Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais

Publicado em: 20/06/2017

Integrantes do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – Nupedor, do Núcleo de Estudo e Extensão em Agroecologia – NEEA, e alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara participarão da “VIII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais”, promovido pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 21, 22 e 23 de junho.

A pesquisadora do Nupedor e do NEEA, e pós-doutoranda do Programa, Daiane Roncato Cardozo, conta que professores e pesquisadores do Programa enviaram um total de dezessete trabalhos, e destaca que a coordenadora do Programa, Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, participará, nesta quarta-feira, da apresentação e do debate do livro “Agricultura Familiar Brasileira: desafios e perspectivas de futuro”. “Já nesta quinta, ela fará parte de uma sessão que irá discutir sobre ‘Agroecologia e Universidade: a construção do conhecimento’, ao lado de outros convidados”, completa.

Outra participação mencionada por Daiane é a do pesquisador Henrique Carmona Duval, “que sempre colabora com o Programa, e será um dos coordenadores do grupo de trabalho ‘Questão Agrária e Movimentos Sociais do Campo’”.

Além desta temática, ela informa que também serão debatidas na Jornada: transição agroecológica, questão de gênero, comercialização e políticas públicas, assistência técnica em extensão rural, educação no campo, arte e cultura, segurança alimentar nutricional, questões ambientais e análise econômica e rentabilidade.

“O evento conta com participantes de diversos estados e, como geralmente é voltado ao desenvolvimento rural e a questões agrárias, várias pessoas levam seus produtos para serem comercializados. Neste ano, levaremos dois produtores do assentamento Monte Alegre, que trabalham com o NEEA e fazem parte de nossas frentes de ações. Tentamos promover a participação deles em atividades como essa”, finaliza Daiane.

Outras informações sobre a “VIII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais” estão disponíveis no endereço www.feagri.unicamp.br/jornada. Detalhes sobre o Nupedor, o NEEA e o Programa de Pós-Graduação em DTMA da Uniara podem ser obtidos no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI