202403280750

Notícias

Corrida de robôs contra o tempo marca o RoboAra, da Engenharia Mecatrônica da Uniara e da empresa PETE

Publicado em: 02/06/2017

Uma competição de robôs, que deveriam completar um percurso no mínimo tempo possível, marcou o “RoboAra – 1º Evento de Robótica”, promovido pelo curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com a empresa PETE - Educação com Tecnologia, nos dias 30 e 31 de maio, na unidade IV da instituição.

A equipe vencedora foi a do quarto ano da graduação, seguida pela do terceiro e pela do quinto. “Os alunos se esforçaram bastante para completar a prova, mas somente o time dos quartanistas conseguiu completar a prova com sucesso, quase com a pontuação máxima”, conta o coordenador do curso, Marcelo Wilson Anhesine.

Ele comenta que o evento foi uma forma de estímulo aos estudantes para a busca de conhecimento a respeito da área em que estão se formando. “Além disso, a participação em equipe é que fez a diferença, porque o conhecimento pode ser compartilhado entre seus membros, fazendo com que as dificuldades possam ser discutidas, resolvidas e programadas. Entendo que a turma cresceu nesse sentido”, salienta.

O “RoboAra” foi um sucesso para os alunos, para o curso de Engenharia Mecatrônica e, consequentemente, para a Uniara, na opinião do docente. “Daqui em diante, vamos trabalhar mais dessa maneira, porque o envolvimento de cada aluno foi fundamental para que todos pudessem atingir o objetivo, que seria ganhar a competição, o que muitas vezes pode ocorrer na vida profissional dos futuros engenheiros”, aponta.

No primeiro dia do evento, os estudantes trabalharam com a parte de programação de cada kit, cedido pela PETE, com orientações a respeito do programa utilizado pela companhia, e fizeram uma prévia das montagens. No dia 31, foi realizada a competição.

“Gostaria de destacar também a grande ajuda da empresa PETE, por meio do senhor José Pacheco, do Angelo e do Gustavo Morceli, e do nosso aluno e funcionário da empresa, Wesley Robson, com relação à organização e ao controle das atividades, que foram perfeitos. Foi muito interessante e os alunos gostaram bastante. Teremos que repetir no próximo ano”, finaliza Anhesine.

Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI