202404200816

Notícias

Evento que envolve corrida de robôs, da Engenharia Mecatrônica da Uniara e da empresa PETE, começa nesta terça, dia 30

Publicado em: 29/05/2017

Será realizado nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 31 de maio, o “RoboAra – 1º Evento de Robótica”, promovido pelo curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com a empresa PETE - Educação com Tecnologia. O público poderá acompanhar as atividades, que abrangem uma corrida de robôs, a partir das 19h30, na unidade IV da Uniara, localizada na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa), 170, na Vila Suconasa.

O coordenador da graduação, Marcelo Wilson Anhesine, conta, no primeiro dia, os alunos do curso irão trabalhar com a parte de programação de cada kit, cedido pela PETE, com orientações a respeito do programa utilizado pela companhia. “Além disso, farão uma prévia das montagens. No dia 31, será realizada a competição, na qual os robôs deverão seguir um percurso, por meio de um sistema de segue-linha, sendo que é preciso cumprir pontos da trajetória em tempos determinados. As equipes se classificam e, posteriormente, a que cumprir a tarefa no menor tempo ganhará a competição”, detalha.

O docente explica que a metodologia utilizada será a Robótica Educacional, “que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e a materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular”. “Vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. Proporciona um aprendizado prático que desenvolve no estudante a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos, incentiva o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões, a definição de ações, o diálogo e o respeito em relação a diferentes opiniões”, destaca.

Informações sobre o curso de Engenharia Mecatrônica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Links relacionados aos kits - PETE - Educação com Tecnologia

https://www.youtube.com/watch?v=3mTDIoUmFOk
https://www.youtube.com/watch?v=-Tretq4iKPk
https://www.youtube.com/watch?v=4YmVKunZRSM
https://www.youtube.com/watch?v=iLyjoiP4IOU
https://www.youtube.com/watch?v=uVUmU91nJhE
https://www.youtube.com/watch?v=0kh7BGlRyYM


Links de apoio

http://www.obr.org.br/material-para-robos-mp/
http://www.criandorobocomarduino.com/2013/09/caraut-v1-criando-um-carrinho-autonomo.html
https://ferpinheiro.wordpress.com/2012/01/23/criando-robo-com-arduino-parte-i-componentes/



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI