202404242206

Notícias

Advogado da União ministra palestra sobre a atuação estratégica junto ao STF, na Uniara

Publicado em: 18/05/2017

O curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de sua coordenadoria de extensão, promove a palestra “A atuação estratégica da União junto ao STF” nesta sexta-feira, dia 19 de maio, às 19h30, na sala 24 da unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). A atividade, oferecida aos estudantes da graduação, será ministrada pelo Advogado da União, Arthur Cristóvão Prado.

Ele explica que o tema da palestra “reflete o trabalho realizado pelo Departamento de Acompanhamento Estratégico da Secretaria-Geral de Contencioso - DAE/SGCT”, onde atua. “Entretanto, também será abordada, mais amplamente, a importância institucional da Advocacia-Geral da União - AGU e sua função no desenho do Estado brasileiro”, reforça.

Prado conta que o foco da apresentação será a atuação da União, por meio da AGU, “que a representa judicialmente, em casos especialmente importantes que tramitam na corte mais alta do Brasil, o Supremo Tribunal Federal - STF”. “Pretendo explicar de que modo o trabalho com esses casos estratégicos é diferente dos demais. Para isso, mencionarei dois exemplos de processos julgados este ano pelo STF, nos quais trabalhamos no DAE/SGCT”, afirma.

Em relação à importância do tema para os alunos e para a sociedade, Prado ressalta “que é importante para difundir informações sobre a atuação e o funcionamento dessa importante instituição”. “Talvez por ser um órgão historicamente novo, estruturado apenas em 1993, a AGU ainda é relativamente desconhecida pelo público em geral e mesmo por estudantes de direito, em especial se comparada a órgãos como o Ministério Público e mesmo a Defensoria Pública. Um motivo para isso, além da estruturação recente, pode ser a capilarização relativamente baixa da carreira, que é muito concentrada na capital. Espero despertar interesse de estudantes pela profissão e prestar contas à sociedade do trabalho realizado pela instituição”, afirma.

O coordenador de extensão do curso de Direito, Fernando Rugno, comenta que o evento “proporciona uma oportunidade para que os alunos assimilem um conteúdo bastante relevante ao conhecerem um pouco sobre a atuação do Advogado da União junto ao STF, e tenham contato com o profissional, o que pode despertar neles, futuramente, o interesse por seguirem a carreira”.

As inscrições, limitadas, devem ser efetuadas na coordenadoria do curso de Direito, também localizada na unidade I da Uniara. Os participantes receberão certificado de duas horas de atividade.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI