202403291105

Notícias

Biologia da Uniara, DAAE e Prefeitura promovem atividades de campanha contra a queimada urbana

Publicado em: 16/05/2017

Na última sexta-feira, dia 12 de maio, alunos da Escola Estadual Antonio Joaquim de Carvalho participaram de atividades da campanha municipal contra as queimadas urbanas. As ações, promovidas pelo curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara - DAAE e pela Secretaria do Meio Ambiente, foram realizadas na praça Pedro de Toledo.

O coordenador da unidade de educação ambiental do DAAE, Valter Luiz Iost Teodoro, afirma que a parceria com a graduação foi muito positiva. “A Uniara nos disponibilizou os meios de comunicação para a divulgação da campanha. As queimadas urbanas são um grande problema em relação ao meio ambiente e à saúde pública, principalmente nos meses de estiagem, nos quais a umidade do ar é baixa e o mato seca. Muitas pessoas ainda acreditam que o fogo é uma forma de limpeza e acabam ateando-o em terrenos e áreas de preservação permanente, o que polui o ar e dá início aos agravos da saúde, como bronquite, asma, faringite, laringite, conjuntivite e outras doenças”, alerta.

Ele detalha que os estudantes fizeram experimentos, como uma teia que mostra como o fogo atua na cadeia alimentar, “podendo acabar com a fauna e a flora de determinado local”. “Eles também acompanharam o experimento de materiais necessários à obtenção de fogo, como a vela, e o de erosão, que mostra o impacto ambiental que o fogo causa no solo, deixando-o impermeável, duro e compacto. Com as chuvas, serão originados os assoreamentos e as erosões. As crianças foram orientadas sobre como devem proceder para que isso não ocorra, e falam para os pais e amigos para não cometerem a queimada, que é um crime”, salienta Teodoro.

Para a professora da E.E., Ana Cristina Grizzo Martiniano de Oliveira, o evento foi bastante produtivo para as crianças. “Já trabalhamos com essa questão em sala de aula durante o ano inteiro e, com essa atividade, na qual elas interagiram juntas, e com brincadeiras, acho que foi bom para assimilarem e darem mais valor ao meio ambiente. Elas se conscientizam e podem conscientizar os pais também”, aponta.

A coordenadora do curso de Biologia da Uniara, Teresa Kazuko Muraoka, comenta que esse tipo de trabalho é interessante se trabalhar desde a infância. “Essa faixa etária é extremamente curiosa e interessada e, além disso, a ação é muito importante para a população de Araraquara, pois, nesse período de estiagem, as pessoas que não têm consciência e colocam fogo em folhas secas e lixo, sem saberem o quão mal faz isso. Provoca não somente problemas ambientais, mas também de saúde”, finaliza.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI