202404161125

Notícias

Artigos da revista ReBraM, da Uniara, serão divulgados na Biblioteca Digital do TSE

Publicado em: 28/04/2017

Os artigos da “Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM”, da Universidade de Araraquara – Uniara, serão divulgados na Biblioteca Digital do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Os conteúdos estarão disponíveis em breve no endereço http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui.

De acordo com o representante do Grupo da Seção de Biblioteca Digital – SEBBD do TSE, Rafael da Costa Jerônimo, foram identificados na publicação “artigos de grande interesse para divulgação na Biblioteca Digital do TSE”. “Dessa forma, consultamos a universidade sobre a possibilidade de autorizar a divulgação dos artigos na referida biblioteca”, comentou.

Ele explica que a Biblioteca Digital do TSE “é uma ferramenta institucional que tem dentre suas finalidades, coletar, reunir, armazenar, preservar e disseminar documentos digitais sobre conteúdos relativos às eleições e matéria eleitoral e partidária, tendo como primazia o respeito à legislação de direitos autorais, constituindo-se assim num grande repositório especializado de acesso aberto nos referidos assuntos”.

A professora Maria Lúcia Ribeiro, uma das integrantes da Comissão Editorial da ReBraM, comenta que o convite para compor a Biblioteca Digital do TSE “é fruto do empenho dos editores da revista, que teve na sua origem o objetivo de publicar os trabalhos desenvolvidos na Uniara”. “A evolução da revista, atendendo requisitos de qualidade de um periódico científico, permitiu a eliminação do seu caráter exclusivamente endógeno. Mais recentemente, a alteração do formato impresso para digital vem representando mais uma etapa para ampliar a sua acessibilidade e visibilidade”, destaca.

Além disso, “a relevância das bases de indexação que estabelecem critérios, os quais são checados periodicamente, para avaliar a qualidade de uma revista científica”. “Por meio dos índices de qualidade, também são estabelecidos os fatores de impacto fundamentais para a fixação de uma revista em determinada área do conhecimento. Atualmente, a ReBraM está indexada nas seguintes plataformas: Gale Cengage Learning [1]; Public Knowledge Project - PKP [2]; OpenAire [3] e Google Scholar, e aguardando o resultado em outras bases”, explica a docente.

A plataforma da ReBraM tem recebido uma média diária de aproximadamente duzentos visitantes de diferentes países, segundo ela. “Pode-se também constatar um significativo aumento do interesse de autores para a submissão de manuscritos, o que deverá alterar a periodicidade do periódico de semestral para quadrimestral”, finaliza.

 

ReBraM

Os integrantes da Comissão Editorial, Maria Lúcia, Luís Henrique Rosim e Bruna Galdorfini Chiari-Andréo - lembram que a revista é um periódico multidisciplinar do Núcleo de Produção Científica da Uniara, que tem por finalidade divulgar contribuições da comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento. “É uma publicação semestral que recebe manuscritos em regime de fluxo contínuo”, dizem.

Editada desde 1997 pela instituição, a revista, que completa vinte anos em 2017, “consolidou-se como elemento motivador para a difusão do conhecimento no âmbito acadêmico”.

Os artigos de diferentes áreas podem ser submetidos à revista a qualquer momento. “Eles serão posteriormente avaliados por consultores especialistas com ampla experiência”, explicam os professores.

A ReBraM é disponibilizada pela plataforma Open Journal Systems – OJS. Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas no endereço http://revistarebram.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail revistauniara@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI