202404242153

Notícias

Alunos de Farmácia da Uniara desenvolvem cartilhas para a Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos

Publicado em: 27/04/2017

Alunos do segundo ano do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveram cartilhas sobre o uso correto de remédios para orientação da população, supervisionados pelas docentes Bruna Galdorfini Chiari-Andréo e Patrícia Sigilló Mazzoni Bernardi. O material será distribuído durante a Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos, que será realizada entre os dias 2 e 5 de maio, por meio de proposta feita pelo vereador Edson Hel. 

As professoras contam que foram elaboradas quatro cartilhas para o evento, com os temas “uso correto de medicamentos”, “descarte de medicamentos”, “armazenamento de medicamentos” e “transporte de insulinas”. “Eles foram escolhidos devido à relevância e às dúvidas da população sobre os assuntos. Como serão distribuídas, apenas duas foram escolhidas, juntamente com os profissionais envolvidos na iniciativa - o vereador Edson Hel e a coordenadora do curso de Farmácia, Thalita Pedroni Formariz Pilon”, explicam.

O desenvolvimento das cartilhas, feito pelos segundanistas, que encontram-se em período de estágio – “Estágio supervisionado II”, foi realizado após discussão em sala de aula sobre os temas, juntamente com as duas docentes supervisoras do estágio. “Eles fizeram pesquisas e utilizaram a criatividade para elaboração dos materiais de divulgação”, relatam Bruna e Patrícia.

Elas afirmam que o uso incorreto de medicamentos é uma realidade. “Ele envolve tanto o uso desnecessário, por automedicação e/ou por indicação de pessoas não habilitadas, quanto as interações medicamentosas, inclusive com alimentos, além do descarte e do armazenamento incorretos etc. Dessa forma, a contribuição dos alunos na Semana de Uso Correto de Medicamentos e a distribuição das cartilhas, juntamente com a orientação, poderá surtir algum efeito no sentido de evitar até mesmo reações adversas e contaminação do meio ambiente, por uso e descarte incorretos”, destacam.

De acordo com Bruna e Patrícia, o evento contará com a participação da prefeitura de Araraquara, da Secretaria de Saúde, das unidades de saúde e de instituições de ensino, como a Uniara.
Thalita acredita que a Semana “será um grande evento, que envolverá diversos órgãos, como o Conselho Regional de Farmácia – CRF”. “Queremos mostrar a importância dessa conscientização à população”, declara.

No dia 2 de maio, os estudantes distribuirão as cartilhas nos Centros Municipais de Saúde - CMSs do Selmi Dei IV e do Jardim América; no dia 3, nas Unidades de Saúde da Família - USFs do Parque São Paulo e do Vale do Sol; no dia 4, no CMS do Santa Angelina e no Assentamento Monte Alegre e, no dia 5, nos CMSs do Yolanda Ópice e do Selmi Dei I. As ações dos alunos serão executadas sempre das 8h às 12h.

Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI