202404200304

Notícias

Nutrição da Uniara desenvolve receitas saudáveis para a Páscoa

Publicado em: 13/04/2017

O curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara entrou no clima da Páscoa. Nesta quarta-feira, dia 12 de abril, as alunas do quarto ano da graduação prepararam receitas em comemoração à data. A atividade, supervisionada pelas professoras Graziela Alves Zanotto Lopes e Patrícia Meciano Simone Barreto, foi realizada na Cozinha Experimental da instituição.

Com o objetivo de melhorar a qualidade nutricional dos produtos, as docentes sugerem utilizar alguns alimentos funcionais e explicam as propriedades de cada um. Leia abaixo:

Quinoa - alimento cuja principal característica é a qualidade da sua proteína. Ela possui alto valor biológico e é muito bem aproveitada pelo organismo, oferecendo todos os aminoácidos essenciais. Essa proteína é comparável à caseína do leite, podendo ser um alimento complementar a alimentação de humanos, aves e suínos com vantagem sobre o milho e a soja, quando utilizados isoladamente. Devido à alta qualidade da proteína, a quinoa pode ser usada também como substituta da carne. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a quinoa como um alimento ideal por sua composição nutricional superior à maioria dos cereais utilizados na alimentação humana.

Linhaça - considerada um alimento funcional. Além de ter suas propriedades nutricionais básicas, também apresenta propriedades preventivas, graças aos compostos antioxidantes e anticancerígenos. Seus benefícios são atribuídos ao ácido alfa linolênico, ao alto teor de lignanas e às fibras alimentares.
Amendoim - alimento rico em gorduras de boa qualidade nutricional com ácidos graxos monoinsaturados, vitamina E, vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fosforo, magnésio, zinco, ferro e potássio, e fibras solúveis e insolúveis.

Receitas

Bolo de Páscoa - Bruna, Eliane e Juliana
Ingredientes
6 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de manteiga com sal
1 xícara de chá de aveia
2 xícaras de chá de leite
1 ½ xícara de chá de açúcar mascavo
2 xícaras de chá de chocolate em pó 50% cacau (Chocolate do Dois Frades)
3 colheres de chá de fermento em pó

Opção de cobertura 1
Brigadeiro
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de achocolatado em pó
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de quinoa (para polvilhar por cima)
Opção de cobertura 2
Ganache
450g de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 colher de sopa de quinoa para polvilhar por cima

Modo de preparo
Bater as gemas com o açúcar na batedeira em velocidade média por 10 minutos. Untar a forma. Acrescentar a manteiga, em temperatura ambiente, aos poucos na mistura da batedeira. Pré-aquecer o forno a 200°C. Peneirar a farinha e o chocolate em pó, envolvendo-os na mistura aos poucos, juntamente com a aveia. Em uma vasilha separada, bater as claras em neve e depois acrescentar à mistura delicadamente, mexendo com movimentos circulares da borda para o centro e de baixo para cima. Adicionar o fermento e misturar gentilmente até ele ser incorporando na massa. Despejar o conteúdo na forma untada e levar ao forno pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos.

Coberturas
Para fazer o brigadeiro, colocar todos os ingredientes na panela (menos a quinoa), levar ao fogo mexendo até abrir fervura e depois desligar, deixar esfriar. Para fazer o ganache, pique grosseiramente o chocolate meio amargo e adicionar o creme de leite em um recipiente de louça. Levar essa mistura ao banho-maria mexendo com um garfo, até que fique bem homogênea e brilhante. Despejar sobre o bolo. Desenformar o bolo quando esfriar e cobrir com a cobertura de sua preferência.

Bolo integral de banana com frutas – Cristiane e Leidjane
Ingredientes
3 gemas
1 xícara de chá de açúcar demerara
½ xícara de chá de óleo de canola
2 e ½ xícaras de leite de soja Ades
2 xícaras de granola
2 ¼ de xícaras de chá de farinha de trigo integral
1 ¼ de xícara de chá de farinha de trigo branca
6 bananas nanicas cortadas em rodelas
100g de frutas cristalizadas
100g de uvas passas
100g de ameixa preta
1 e ½ colher de sopa de fermento em pó
3 claras em neve
1 xícara de chá de amido de milho

Modo de Preparo
Bater as claras em neve e reservar. Misturar as gemas com açúcar e adicionar óleo e misturar. Adicionar a farinha de trigo e o amido de milho, intercalando com o leite e a granola e misturar bem. Bater na batedeira por dois minutos (a massa deve ficar cremosa e firme, com aspecto fofo). Se necessário acrescentar mais farinha ou leite. Incorporar as frutas e as claras e misturar delicadamente. Adicionar o fermento delicadamente e levar ao forno a 180º durante 40 minutos.

Calda de chocolate
6 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de margarina
3 colheres de sopa de açúcar
Modo de Preparo
Colocar em uma panela a água, o cacau em pó, a margarina e o açúcar. Mexer até engrossar.

Tradicional Brownie Americano - Haron, Laleska e Nataly
Ingredientes
115g de manteiga
120g de cacau em pó
4 ovos médios na temperatura ambiente
1 pitada de sal
2 copos americanos de açúcar
1 colher de chá de baunilha liquida
1 copo americano de farinha de trigo
1 copo americano de amendoim
2 colheres de sopa de linhaça

Modo de preparo
Derreter a manteiga e o cacau em pó em banho-maria. Mexa bem para que fique uniforme e brilhante. Leve por 30 minutos à geladeira para esfriar. À parte, bater os ovos até que fique esbranquiçados e aumentarem de tamanho. Sem usar a batedeira, acrescentar a mistura do chocolate e a misture dos ovos, mexendo lentamente com uma colher. Adicionar a farinha de trigo, a linhaça e o amendoim. Colocar em uma forma de 40 cm x 30 cm untada e levar ao forno pré-aquecido na temperatura de 180°C por 25 minutos. Espere esfriar para cortar. Sirva com frutas, sorvete ou creme de leite.

Mousse chocolate diet – Karen Letícia, Laís Oliveira e Natália
Ingredientes
1 pacote de pudim diet sabor chocolate
2 xicaras de leite desnatado
1 xicara de ricota picada
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de adoçante tipo forno e fogão
1 colher de chá de café solúvel

Modo de preparo
Levar o pudim com o leite ao fogo e mexer até engrossar, retirar do fogo. Juntar todos os outros ingredientes e voltar com a panela ao fogo, mexendo até incorporar tudo. Colocar a mistura no liquidificador e bater até ficar tudo bem lisinho. Se desejar colocar um pouquinho de leite para facilitar, mas bem pouco. Pronto é só colocar em taças e levar para gelar.
Dica: a ricota não vai desaparecer, então não se preocupe em ficar mexendo muito, só o suficiente para dissolver bem o cacau e o adoçante, mas é importante que você levar a ricota ao fogo, pois isso ajuda a amolecer a ricota e com isso o creme fica bem lisinho.

Brigadeiro de Amendoim – Karen Letícia, Laís Oliveira e Natália
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
4 colheres de sopa (bem cheias) de achocolatado em pó
300g de amendoim triturado
Quinoa para passar o brigadeiro

Modo de preparo
Antes de começar a preparar, deixar o achocolatado em pó na geladeira, assim ele vai ficar com um aspecto aglutinado, com uma consistência mais dura que dará um sabor especial a receita. Levar ao fogo o leite condensado, metade do chocolate e a margarina. Esperar a margarina derreter para começar a mexer, assim ficarão pedacinhos duros de brigadeiro no meio da massa. Quando o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela, acrescentar o restante do chocolate, de o ponto observando como ele escorre da colher. Quanto mais durinho melhor para enrolar. Quando o brigadeiro estiver no ponto acrescentar o amendoim triturado e deixar dar o ponto. Mexer para incorporar bem e espere esfriar para enrolar. Coloque a quinoa num prato e use para passar no brigadeiro enrolado.

CupCake Vegano sem leite e sem ovo – Laís Leite e Priscila
Ingredientes
1½ xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
¼ xícara de chocolate em pó 50% (Dois Frades)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá sal
5 colheres de sopa de óleo de canola ou girassol
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de chá essência de baunilha
1¼ xícara água
1 xicara de linhaça triturada

Modo de preparo
Pré-aquecer o forno a 180º. Misturar em uma bacia a farinha, o açúcar, o chocolate, o bicarbonato de sódio e o sal. Reservar. Em uma batedeira, bater o óleo, o vinagre branco, a baunilha e a água. Adicionar à batedeira a mistura da farinha aos poucos e bata até ficar homogêneo. Despejar nas forminhas de cupcake, levar ao forno por uns 20 minutos.

Cobertura Vegana sem leite e sem lactose
Ingredientes
3 xícaras de castanha de caju sem sal
2 ½ xícara de água
½ xícara de açúcar demerara ou mascavo
¼ xícara de chocolate em pó

Modo de preparo
Deixar as castanhas de molho em ½ xícara de água de um dia para o outro. Colocar as castanhas, o açúcar e o chocolate no liquidificador ou processador e ir acrescentando a água aos poucos (2 xícaras) e bater até ficar homogêneo. Colocar sobre os cupcakes depois de pronto.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI