202403291219

Notícias

Curso de Medicina da Uniara participa de eventos relacionados ao autismo, neste domingo, dia 2, e na terça, dia 4

Publicado em: 31/03/2017

Neste domingo, 2 de abril, “Dia da Conscientização do Autismo”, o curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara participará da “1ª Caminhada AMPARA pela Conscientização do Autismo”, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara – AMPARA. O evento será realizado a partir das 8h, no Parque Infantil. Já na terça-feira, dia 4, será ministrada a palestra “Vamos falar sobre autismo?” às 19h, na unidade I da Uniara (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

A presidente da Associação, Karina Maia, informa que, na Caminhada, serão realizadas diversas atividades para os participantes, e que serão distribuídos folders informativos sobre o autismo e seus sinais.

“O autismo é um transtorno do comportamento que compromete basicamente três áreas do desenvolvimento humano: comunicação, socialização e comportamento. Por ser um tema ainda pouco divulgado, acredito ser de extrema importância trazer informações sobre o transtorno do espectro autista – TEA, para que futuros profissionais tenham contato com esse universo tão particular, e para conscientizar os professores e outros profissionais, já atuantes, sobre a importância em relação à busca por informações sobre o assunto”, ressalta Karina.

Ela menciona que, segundo dados do CDC dos Estados Unidos - órgão equiparado ao Ministério da Saúde Brasileiro -, de cada cinquenta crianças que nascem, uma apresenta o TEA. “No Brasil, não contamos com uma estatística precisa, mas estima-se que 2% da população brasileira tenha o problema. O diagnóstico está cada vez mais precoce, o que possibilita maior êxito nos tratamentos diretivos. Isso ocorre devido à disseminação da informação, do crescimento e do interesse dos profissionais em conhecerem melhor o assunto”, aponta.

Os eventos serão realizados em parceria com a Unimed. Outras informações podem ser obtidas com Karina pelo telefone (16) 98814-3823 ou pelos e-mails ampara2016@outlook.com.br e karinaducci@hotmail.com.

 

AMPARA

Karina conta que a Associação é uma entidade sem fins lucrativos, constituída em 2016 e voltada à divulgação, à conscientização, ao acolhimento e ao direcionamento terapêutico às famílias de portadores do TEA.

Detalhes sobre a AMPARA estão disponíveis no endereço www.facebook.com/ampara16.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI