202404251646

Notícias

Pós-graduando em Fotografia da Uniara expõe trabalhos sobre a mulher na sociedade e sobre a materialização da ligação entre o ser humano e a natureza

Publicado em: 31/03/2017

O pós-graduando do ensino a distância do curso de Fotografia da Universidade de Araraquara – Uniara, Guilherme Zullo Silvestre, participou, entre os dias 8 e 28 de março, da 5ª Edição “Universo Feminino – Singular e Plural”, em Camaçari, na Bahia, expondo suas fotografias sobre a temática da mulher na sociedade. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No “10º Festival Hercule Florence de Fotografia”, que será realizado entre os dias 19 e 23 de abril, na Unicamp e na Estação Cultura de Campinas, o aluno teve o trabalho sobre a materialização da ligação entre o ser humano e a natureza selecionado na mostra “Febre Coletiva”.

Zullo explica que o trabalho selecionado no “Festival Hercule Florence” “flerta com a realização de fotografias artísticas que buscam materializar imageticamente a ligação profunda entre o ser humano com a natureza, e explorar a plástica dos corpos combinados com elementos de ancestralidade e identidade”.

O trabalho selecionado para a 5ª Edição “Universo Feminino – Singular e Plural”, “faz parte de um trabalho autoral, de cunho documental, realizado em julho de 2012, na comunidade quilombola de ‘Sapatu’, no Vale do Ribeira, litoral sul de São Paulo”. “A ideia principal foi realizar um inventário fotográfico do modo de vida das comunidades quilombolas da região, das manifestações culturais, dos principais atores sociais, da organização comunitária e dos modos de fazer tradicionais”, relata.

O pós-graduando finaliza ressaltando a “importância pelos espaços culturais oferecidos à disseminação e preservação da fotografia, com temáticas de relevância social e artística, o contato com fotógrafos e profissionais da área da imagem e da antropologia/comunidade acadêmica e troca de experiências entre os envolvidos e o público, assim como o evento dirigido à sociedade de um modo geral, sem restrições, e a possibilidade de expor material de relevância para debate e apreciação”.

De acordo com ele, a pós-graduação em Fotografia da Uniara “ajuda como forma de profissionalização cada vez maior, no sentido acadêmico, com o desenvolvimento de debates teórico-conceituais muito sólidos e provocativos, que instigam a busca pela pesquisa e pelo desenvolvimento de trabalhos pessoais com linguagem definida e conhecimento aprofundado sobre a fotografia, em todas as suas dimensões”.

Mais informações sobre os cursos de pós-graduação da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br. Os trabalhos de Zullo podem ser visualizados nos links www.instagram.com/guilhermezullo e www.flickr.com/photos/guilhermezullo.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI