202404250040

Notícias

Dia Mundial da Água: devemos comemorá-lo?

Publicado em: 21/03/2017

Nesta quarta-feira, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Mas será que há motivos para celebrações? O professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara e ambientalista, Adalberto Cunha, responde a pergunta apresentando dois ângulos diferentes.

“Por um lado, é importante porque mais pessoas no mundo estão se preocupando com a questão. É um assunto de enorme relevância e, assim, é preciso que tomem cada vez mais consciência de seu uso de maneira ponderada. Por outro, é preocupante, pois trata-se de um recurso que tem se tornado escasso, o que deve encarecer seu consumo”, afirma o docente.

Em Araraquara e na região, ele aponta que, em relação a água potável, a comunidade está bem servida, mas que deve-se tomar cuidado com os excessos. “É uma região privilegiada porque temos o uso de parte do Aquífero Guarani. O problema é quando começam a achar que uma coisa é suficiente, o que aumenta seu desperdício. Se muita gente começar a usar a água de lá, ela começará a se reduzir”, alerta.

Já quando o assunto é a água de rios, Cunha ressalta o problema do descarte do esgoto. “Muitas cidades ainda não têm o tratamento adequado. As pessoas jogam lixo e dejetos no rio e, dessa maneira, quem utilizar o recurso poderá ter problemas de saúde”, diz.

Em um panorama geral, o ambientalista comenta que, no Brasil, há diversas regiões com carência de água, especialmente a nordeste. “Na África também existem muitos problemas devido à sua escassez e ao seu desperdício”, completa.

O maior vilão, segundo Cunha, não é a falta, mas o mau uso da água. “Ela é mais utilizada na agricultura, depois, nas indústrias e, então, na residência que, por sua vez, é a que mais tem poder de poluir a água. A indústria tem seus códigos de uso de água, o que ameniza um pouco isso, enquanto que, na agricultura, na água usada para molhar plantas, entra a questão do agrotóxico, que pode escorrer para os rios e causar danos”, explica.

Como dicas para economizar e melhor utilizar o recurso no dia a dia, o professor recomenda banhos não muito longos, o uso de descarga com válvulas que gastam muito menos água, a lavagem de roupa na máquina, com o dosador correto, e a limpeza de rosto, barba e cabelo com pouca quantidade de água.

“Uma coisa que me deixa entristecido é ver o indivíduo lavar a calçada sem varrer, ou o carro, com mangueira. Essa água foi tratada e custa caro para ela chegar às casas. Pode-se usá-la para essas finalidades, entretanto, para o desperdício ser menor, use uma vassoura para essas tarefas”, aconselha o ambientalista.

Como mensagem em relação ao Dia Mundial da Água, Cunha destaca que se trata do “bem mais importante da natureza”. “Sem ela não existe vida. Temos que lembrar de usá-la conscientemente, para sempre termos esse recurso, que nos serve muito”, finaliza.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI