202403290621

Notícias

Aproveitando o carnaval com muita disposição

Publicado em: 24/02/2017

No carnaval, é preciso ter cuidado com a alimentação para não perder nenhum dia da folia e, para isso, uma boa escolha de alimentos pode evitar intoxicações alimentares, vômitos e diarreias, além de repor a energia gasta. Quer aproveitar toda a festa com bastante energia? A professora do curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara, Graziela Alves Zanotto Lopes, dá dicas de como se alimentar de maneira adequada para a maratona de folia.

“Para dar energia por um tempo mais prolongado, é bom consumir, antes de sair de casa, uma refeição rica em carboidratos complexos, como pães integrais com grãos, sementes e castanhas, que são as melhores opções, além de massas com molhos leves e batata doce. Esses carboidratos garantem energia por um tempo maior. E deve-se ter cuidado com as comidas ‘pesadas’ como feijoada”, recomenda a docente.

Ela aponta também que o ideal é preferir assados, cozidos e grelhados, evitar as frituras e lanches gordurosos, e ingerir, ao longo do dia, pequenas porções em várias refeições – de três em três horas.
A atenção também deve ser dada aos lanches naturais: “é aconselhável verificar se estão armazenados sob refrigeração, no local da venda. Se for se alimentar fora de casa, é recomendado prestar atenção ao local, procurando alimentar-se em lanchonetes e restaurantes que priorizam a higiene e a qualidade do alimento servido. Dica importante: o manipulador de alimentos só deve lidar com a produção, e não manusear dinheiro no caixa, para não contaminar a comida”, alerta Graziela.

Em relação a bebidas, a professora salienta que todos devem se manter hidratados, “principalmente quem consome bebida alcoólica, pois, apesar de ser líquido, o álcool desidrata e, sendo assim, o ideal é consumir a bebida com moderação e intercalá-la com água ou outro líquido não alcoólico, para evitar mal-estar”. “Devem ser evitadas as bebidas que são preparadas na rua, em que o gelo e a água não são confiáveis. Na hora de comprar as bebidas, também é preciso verificar a embalagem, pois não pode estar violada e deve estar limpa”, completa.

Já na volta para a casa, a sugestão da docente é consumir uma refeição rica em líquidos e fibras. “Utilize água de coco, frutas e sucos. Um suco detox também é muito bem-vindo. Use hortelã, couve, gengibre, limão ou laranja e água de coco”, finaliza.

Informações sobre o curso de Nutrição da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI