202403280552

Notícias

Cuidados com a pele no carnaval

Publicado em: 21/02/2017

No carnaval as pessoas procuram aproveitar os bailes ao máximo e dançam à exaustão. Mas após o fim da festa, os foliões, cansados, por vezes voltam para a casa e vão dormir sem se preocupar com a saúde de sua pele, algo que deve receber ainda mais atenção. A coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Araraquara – Uniara, Carla Cabrini Mauro, dá dicas de como cuidar da cútis, não somente durante o carnaval.

No caso do rosto, após uma noite bem aproveitada, a docente recomenda, mesmo para quem não usou maquiagem, retirar as impurezas com leite de limpeza e um sabonete próprio para a face, “já que a própria poluição do ar deixa vestígios que causam o envelhecimento da pele”. “Além disso, para evitar as olheiras no dia seguinte, é bom fazer massagem ao redor dos olhos para melhorar a circulação, e aplicar produtos próprios para minimizar esses sinais, sendo que existe uma grande gama deles no mercado”, comenta.

Para o restante do corpo, antes de ir ao baile de carnaval, Carla sugere, principalmente para quem tem pele oleosa, que evite passar muito hidratante. “A pessoa irá suar, e isso não é bom. Mas quem tem a pele seca pode fazer uso do produto normalmente. Já para o pós-baile, é aconselhável um banho, preferencialmente com água fria, devido ao calor, e para diminuir a oleosidade da pele e, em seguida, um bom hidratante”, diz.

Não é segredo que quem usa maquiagem deve retirá-la após as festas, mas no carnaval, isso ganha mais importância, devido ao uso de uma quantidade maior de produtos, muitas vezes para combinar com a fantasia. “Há, no mercado, lenços umedecidos próprios para essa finalidade, que não deixam a pele oleosa. Além disso, é aconselhável um cosmético para a noite, para minimizar a agressão da maquiagem. Para quem não tem o hábito de retirá-la, ela pode reter os poros, o que ocasiona acne”, salienta a coordenadora.

Durante o carnaval, os foliões passam quase o tempo todo de pé, dançando e conversando, e o uso de saltos altos colabora para o maior cansaço dos pés. “É interessante, depois de uma noite de folia, passar um hidratante após o banho, massageando os pés, e depois, deixar as pernas elevadas por cerca de vinte minutos, o que já causará uma boa sensação de alívio. Há também alguns cosméticos ótimos para aumentar a circulação na região”, aponta a professora.

Mas se o baile de carnaval é realizado durante o dia, em local descoberto, não tem segredo: “além do protetor solar, com no mínimo filtro 60, também é bom aplicar um pó facial com filtro solar, já que, nesse período, suamos muito, e é ruim aplicar filtro sobre filtro. No caso, o pó deixa a pele mais seca, após as reaplicações”, explica Carla.

Ainda sob sol, o uso de chapéus e bonés também é bastante recomendado por ela. “O sol não é mais sinônimo de beleza, mas um grande agressor para a pele e cabelos. Agora, se mesmo assim o indivíduo prefere não usar nada na cabeça, o melhor é passar cremes sem enxágue no cabelo. Basta usá-los e ficará protegido”, finaliza.

Informações sobre o curso de Estética e Cosmética da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI