202403290758

Notícias

Coral Uniara já começa preparativos para comemorar seus trinta anos de atividades

Publicado em: 20/02/2017

O Coral Uniara, regido pelo maestro Rogério Toledo, já está pensando nos festejos de seus trinta anos, em 2018. De acordo com o regente, a celebração contará com diversas atividades especiais e ainda existe a intenção de se gravar um disco. “Temos muitos planos para comemorar essas três décadas e, por esta razão, já começamos a trabalhar nisso”, explica o regente.

Ele conta que assumiu o Coral Uniara em 2011 e que, de lá para cá, a abrangência do repertório aumentou bastante. “Hoje são 38 coristas no total. Assumi em junho daquele ano e, já em agosto, cantamos composições estrangeiras, em diferentes línguas, na Feira dos Cursos – FEC da universidade”, relembra.

Por se tratar de um coral mantido pela instituição, o maestro afirma que é preciso ter uma proposta diferenciada e mais abrangente. “Hoje, cantamos diversos estilos de músicas e de diferentes períodos, desde aquelas da idade média até as contemporâneas, passando por canto gregoriano, músicas sacras, folclóricas, renascentistas, do classicismo, do modernismo e MPB, por exemplo. Interpretando canções de épocas diversificadas, mostramos sonoridades diferentes com o coro”, destaca.

Além disso, Toledo comenta que, tecnicamente, o grupo conta com alguns acompanhamentos. “Temos pianista, o que não havia antes de eu entrar, um preparador vocal, e um arquivista, que cuida das cópias e partituras. Outro atrativo é que, além de cantarmos à capela, também nos apresentamos com a Orquestra e com a Banda Uniara. É muito importante ter essa visão mais ampla”, diz o regente, que se recorda que, ao longo de sua trajetória à frente do Coral, já foram feitas apresentações especiais somente de MPB e também de músicas negras, entre outras. “Hoje, cantamos qualquer estilo”, afirma.
Em relação ao CD, o regente menciona que, se a ideia for concretizada, será um projeto auspicioso.

Entretanto, ele guarda segredo sobre detalhes do registro. “Precisamos ter o olho em 2018, afinal, é o Coral Uniara rumo aos trinta anos. Trata-se de uma data grandiosa e memorável, digna de notoriedade, no Brasil”, desconversa.

 

Ensaios e novos integrantes

Toledo informa que os ensaios do Coral Uniara são realizados às segundas-feiras, às 19h30, na Associação dos Servidores Públicos de Araraquara – ASPA, localizada na rua Itália, 1197, entre as avenidas 15 de Novembro e Dom Pedro II.

“Estamos sempre abertos a receber novos integrantes, porém, é preciso que passem por uma entrevista vocal. Como o coro tem um repertório grande, quem entra precisa ter vontade de acompanhá-lo. É necessário aprender canções antigas e novas em pouco tempo”, finaliza o maestro.

Outras informações sobre o Coral Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/atividades-culturais ou com Toledo, pelo telefone (16) 99205-3470.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI