202403290437

Notícias

Musculação ou exercícios aeróbicos?

Publicado em: 17/02/2017

A procura pela prática de exercícios físicos com o intuito de definir o corpo tem aumentado muito, especialmente no verão, quando as pessoas geralmente deixam o corpo mais exposto, devido ao calor. Porém, muitos não gostam de praticar a musculação em academias, e partem para os exercícios aeróbicos. O coordenador do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Maurício Tadeu Frajácomo, o Piscinão, explica qual é a diferença entre as modalidades e o resultado de cada uma.

Ele afirma que o objetivo principal da musculação é não permitir que a musculatura corporal se atrofie com o passar dos anos. “A prática deve ser feita sob orientação de um profissional credenciado, e é recomendada para pessoas com mais de quatorze anos, pois pode interferir no crescimento. Antes de iniciar esses exercícios, é necessário procurar um cardiologista para realizar uma avaliação com teste de esforço e, a cada três meses, fazer uma avaliação física com um profissional competente, para ajustar as cargas para cada praticante”, explica.

Os exercícios aeróbicos, por sua vez, tratam principalmente de atividades de média e longa duração e são indicados para qualquer pessoa, segundo o docente. “As restrições são quase inexistentes, pois eles têm baixa intensidade, cuja função principal é desenvolver a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, como a duração é superior a trinta minutos, deve ser escolhido um tipo de atividade que ofereça prazer na execução”, salienta.

Em relação à modelagem do corpo, Piscinão comenta que há ligação direta com a genética de cada um, e o resultado, muitas vezes, não satisfaz o atleta. “É evidente que a prática de atividade física define a musculatura da pessoa. O grande problema é que, para conseguir o corpo desejado, muitos recorrem a substâncias à base de hormônios que, em um primeiro momento, podem mascarar uma situação, mas certamente estarão alterando funções vitais nos órgãos, e o atleta poderá pagar um preço altíssimo por essa prática”, alerta.

O importante, de acordo com o coordenador, é a movimentação, independentemente do exercício escolhido, mas para isso, ele frisa que é preciso fazer uma avaliação médica”. Após esse passo, é necessária a busca por um profissional para orientação e, em seguida, ele deve selecionar aquelas atividades que sejam prazerosas, para que a prática se torne um momento agradável do dia. Além disso, o vestuário é importante para o bem-estar do praticante, sendo mais indicado o uso de camisetas e regatas de cores claras, tênis, meia e calças largas”, finaliza.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI