202403281800

Notícias

Ex-alunos de Design Digital da Uniara elaboram trabalho relacionado a memórias que podem ser perdidas

Publicado em: 16/02/2017

Os ex-alunos do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Gustavo Rampazzo Penariol, Leonardo de Santis Bianchi e Willian Lopes de Abreu, desenvolveram o projeto “A Memória na Era do Esquecimento: Potencialidades da memória na formação cultural humana” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. A produção, aplicada no Museu Ferroviário, contou com orientação da professora Fernanda de Cássia Ribeiro e coorientação do professor Daniel dos Santos Robledo.

“O trabalho consiste na produção de uma experiência estética, cognitiva e infocomunicacional por meio do acesso a um conteúdo midiático sonoro, cuja primazia é o reposicionamento do indivíduo contemporâneo em sua atualidade por meio das potencialidades da memória, em conluio com as novas mídias e as linguagens artísticas”, explica Penariol, em nome de seu grupo.

A ideia de elaborar os estudos surgiu, segundo ele, após algumas observações sobre a quantidade de informações que o indivíduo, de uma maneira ou de outra, recebe atualmente. Segundo o ex-estudante, os dias são “responsáveis pelo detrimento de nossa capacidade de observar e aprender conteúdos que estão subentendidos na malha urbana”. “Isso nos é tão comum que, muitas vezes, passam despercebidos”, observa.

Penariol conta que uma das maiores dificuldades no desenvolvimento do projeto começou com a busca em relação ao que elaborar e que realmente seria condizente com a proposta de intervenção. “Então, pesquisamos algo relacionado à cidade de Araraquara que fosse realmente significativo, e nos deparamos com a rica e vasta história da Associação Ferroviária de Esportes - AFE. Com isso, surgiram outras implicações, principalmente em como conseguiríamos alcançar a quantidade de informações necessárias para enriquecer as pesquisas, onde acharíamos informações relevantes, histórias, relatos de ex-jogadores e pessoas ligadas à Ferroviária. Graças à colaboração de vários indivíduos, conseguimos realizar nossa coleta de dados e, sucessivamente, nos deparamos com uma experiência para ser levada para a vida toda”, relata.

Com o término do trabalho, apresentado em 2015, ficou evidente, de acordo com ele, o papel da figura do designer no que diz respeito a seu aspecto reformador do ambiente. “É práxis desse indivíduo concatenar ferramentas a ele dispostas, com o intuito de fabular alternativas e possibilidades, no que tange à construção de estruturas, visando a comunicar e potencializar determinado material e conhecimento”, finaliza.

Fernanda, a orientadora, comenta que o grupo foi muito organizado desde o início do projeto. “Fizeram muitas leituras e buscaram sempre diferentes autores que pudessem colaborar com a pesquisa. Por sua vez, a pesquisa de campo foi realizada com muita seriedade, o que resultou em um trabalho teórico-prático de bastante qualidade”, elogia.

Ela se recorda de que todas as pessoas envolvidas no projeto gostaram de participar e dedicaram seu tempo a ele. “O mais interessante foi que, após sua conclusão, percebemos que mudamos a expografia do Museu”, destaca, mencionando que foram entregues QR Codes ao Museu. “Os funcionários perceberam a potencialidade desse tipo de comunicação e propuseram, inclusive, a continuação dessa ideia, para dar conta de outros arquivos de áudio que ficam inacessível ao público. Foi um projeto fantástico, que poderia ter uma continuação. Considerando o propósito, na época, os ex-alunos tiraram nota dez e foram bastante elogiados pela banca avaliadora”, alegra-se.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI