202403281622

Notícias

Alunos de Medicina da Uniara analisam causas do abandono do tratamento de grupos de tabagismo

Publicado em: 09/02/2017

Os estudantes do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Jacqueline Aparecida Sousa Cardeal e Leonardo Vinícius de Moraes, fizeram uma “Análise dos fatores de abandono do tratamento dos grupos de tabagismo nas Unidades de Saúde de Araraquara”. O trabalho, orientado pelo professor Alexandre Fachini, lhes rendeu um dos prêmios do “XI Congresso de Iniciação Científica” da instituição, no final de 2016, pela relevância social do tema.

“Nosso estudo teve como base entrevistas realizadas com pessoas que iniciaram o tratamento para parar de fumar nos grupos de tabagismo nas Unidades de Saúde do município. Por meio de perguntas previamente selecionadas, procuramos expor motivos/razões que levaram os indivíduos que frequentavam os grupos a abandonarem o tratamento e, a partir disso, propusemos ações que visem a diminuir essa desistência ao tratamento”, explica Jacqueline.

Com a pesquisa, ela aponta que foi possível observar, “após a análise minuciosa das entrevistas”, que o principal motivo para a desistência é a incompatibilidade dos horários das reuniões do grupo com as atividades diárias das pessoas. “A maioria das reuniões são realizadas durante a semana e em horário comercial. Além disso, podemos citar dificuldades em lidar com sintomas de abstinência e de entender que o tratamento envolve muito mais apoio psicológico e comportamental, do que o uso de medicamentos”, destaca a aluna.

Jacqueline comenta que, como a maioria da literatura médica é voltada acerca das repercussões físicas do tabagismo, ela e Moraes procuraram analisar o assunto de maneira mais ampla, levando em consideração os aspectos emocionais, sociais e econômicos que fazem parte do universo do tabagista.

Receber o prêmio do “XI CIC” representa, para a aluna, uma realização pessoal. “Demonstra o quanto tenho amadurecido como estudante e ser humano. Sinto-me lisonjeada por ter nosso trabalho reconhecido por profissionais que fizeram e ainda fazem parte da minha formação acadêmica, principalmente quando vejo que foi selecionado em meio a tantos outros, de igual qualidade ou até mesmo melhores”, declara.

Ela faz questão de lembrar que a realização também é de Moraes, “que enfrentou comigo todas as dificuldades para que chegássemos até aqui e, do nosso orientador, Fachini, que sempre nos deu todo o suporte necessário para que nossa pesquisa acontecesse”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI